Google deixará de informar novas atualizações do Google Panda

| 02/04/2013 - 09:58 AM | Comentários (2)

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© Ralf Kalytta – Fotolia.com

O Google acaba de realizar a 25ª atualização do Google Panda – fato que exige maior atenção por parte dos varejistas, pois, as melhorias alteram o ranking na página de resultados, aumentando ou diminuindo as vendas daqueles que foram impactados.

De acordo com Fábio Ricotta, Co-Fundador da MestreSEO – empresa especializada em Search Engine Optimization, o objetivo das mudanças é proporcionar maior eficiência nos resultados de busca. “A atualização sempre visou alcançar uma qualidade melhor nos resultados, diminuindo a relevância de sites de baixa qualidade que oferecem uma informação ou experiência ruim ao usuário. Vale ressaltar que no último SMX West, um evento sobre Search, o Matt Cutts, engenheiro responsável pelo time de combate ao Spam do Google, anunciou que o Panda Update não terá mais versões, pois será integrado ao algoritmo de busca por padrão. Desta forma, teremos um cenário onde todo dia será dia do Panda Update afetar um website”, ilustra o executivo, ao E-Commerce News.

Embora o Google não tenha anunciado tais mudanças e, segundo especialistas, não tenha a intenção de avisar sobre modificações futuras, existem outras maneiras de acompanhar as atualizações do Google, afirma o executivo. “Com quase oito anos de profissão em SEO, vejo este momento como o mais comunicativo por parte do Google. Lembro-me de quando iniciei na área não existiam canais para o Google comunicar ou afirmar que algo novo foi realizado. Eram poucas as vezes em que o Matt Cutts ‘aparecia’ no fórum da Webmaster World e afirmava que um update havia realmente afetado os sites da internet. Nos dias de hoje existem diversos canais para acompanhar ou prever as atualizações que o Google realiza. O primeiro deles é uma ‘previsão do tempo’, chamada MozCast. Nele é possível ver o fluxo de oscilações de resultados no Google. Por exemplo: toda vez que muitas flutuações de resultados – um site indo de uma posição para outra -, o sistema identifica e monitora. Caso estas flutuações sejam muito grandes, o índice se aproxima de 100. Em épocas de atualizações do Google este índice tende a chegar a níveis próximos de 90”, explica.

Uma outra forma de acompanhar as atualizações é seguir o perfil do Twitter do jornalista e profissional de SEO, Barry Schwartz – https://twitter.com/rustybrick,  indica Ricotta. “Ele é colunista do portal Search Engine Land e publica sempre que vê algum profissional relatando flutuações de resultados no Google. Por fim, você também pode seguir o perfil oficial do Matt Cutts no Twitter –https://twitter.com/mattcutts – e o canal do Google para Webmasters no Youtube. Em ambos o Google anuncia boas práticas e, em alguns casos, informa sobre atualizações em seu algoritmo”, complementa.

Por outro lado, mais importante que acompanhar as atualizações, os varejistas do comércio eletrônico devem priorizar a experiência do usuário, já que, segundo ele, toda vez que o lojista mantiver o foco no que o usuário está recebendo, ele terá um bom posicionamento no Google. “Basta que os lojistas on-line se façam algumas perguntas, como alguns simples exemplos a seguir: 1. Qual a descrição do produto que você oferece? 2. A descrição é a mesma que os concorrentes oferecem ou você se importa em produzir algo relevante?3. Além dos seus produtos, o que mais você oferece ao usuário em termos de informação? 4. A sua loja on-line carrega rapidamente? 5. Você possui guias de compra ou material complementar sobre os produtos que você comercializa? 6. Alguma vez você já olhou os títulos das suas páginas? Eles estão coerentes frente ao conteúdo da própria página? 7. Você já perguntou para algum familiar se ele gosta do seu site e sente confiança em dar o cartão de crédito para a compra? – Estes são itens simples que normalmente olhamos em um projeto de SEO para uma loja virtual”, recomenda Ricotta.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (2)

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  1. SiD Menezes disse:

    Essas 7 dicas finais são geniais.

    Se nos atentarmos em todas, nosso e-commerce realmente está sendo feito para nossos clientes e não somente para os buscadores.

  2. Felipe Bazon disse:

    “O Google acaba de realizar a 25ª atualização do Google Panda”

    De acordo com o Mozcast a Google Panda #25 ocorreu entre os dias 13 e 14 de março.

    Sobre o fato do Google não anunciar mais publicamente as “updates” uma alternativa é acompanhar o Blog Inside Search que a cada dois meses o Google publica “quase” todas as mudanças realizadas em seu algoritmo orgânico. Se bem que já faz alguns meses que não vejo um post “Search quality highlights”.

    Alguém sabe me dizer se o Google parou de postar lá as mudanças lá também?

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