Tecnologia da VTEX garante aumento de 45% nas vendas da loja online da Frávega
Segundo principal mercado de comércio eletrônico na América Latina, a Argentina movimentou em 2014 cerca de US$ 3,4 bilhões nas vendas online.O montante representa 3% do total do varejo local, que vendeu cerca de US$ 113,8 bilhões no ano passado. Para aumentar as vendas virtuais, os varejistas buscam soluções inovadoras, de fornecedores brasileiros, no intuito de acelerar a competividade e atrair novos clientes para o e-commerce local.
Esse é o caso da Frávega, um dos maiores varejistas da Argentina. No final de 2013, a empresa contratou a VTEX com o objetivo de elevar a experiência com o consumidor por meio de diversos canais (website, mobile e físico).
A loja de artigos eletrônicos também precisava garantir um backoffice robusto para assegurar escalabilidade nas vendas. Os momentos críticos para a Frávega, como a queda do site por dois anos consecutivos, durante o CyberMonday (espécie de Black Friday argentino),por não suportar o volume de acessos simultâneos, foram fundamentais para a contratação da VTEX.
No mesmo dia da mudança da plataforma para a tecnologia VTEX, a Frávega aumentou a sua conversão em mais de 45% e, um mês após a migração, durante o CyberMonday, a Frávega recebeu 39 mil pedidos, em dois dias. O resultado foi a maior receita da marca nos 100 anos de historia da empresa.
Juan Martín Romero, diretor de marketing e e-commerce da Frávega, lembra que as vendas online alcançavam 1,5% do faturamento total da empresa, cuja expectativa era atingir de 3% a 4%. “Percebemos que precisávamos de uma plataforma de e-commerce que nos auxiliasse a ter uma experiência omnichannel com o cliente e aumentasse as vendas, pois estávamos bem abaixo de nossa meta”, explica.
Além de redefinir todo o layout e navegabilidade da loja online, especialmente na versão mobile (queatualmente representa 25% do tráfego da Frávega), de imediato o varejista inseriu a tecnologia VTEX Smart Checkout, que garante aconfirmação de compras feitas em apenas um clique, a recomendação de produtos de acordo com o comportamento de navegação do consumidore a recuperação de abandono no carrinho de compras.
“Com essas primeiras mudanças, a parceria com a VTEX nos permitiu evoluir rapidamente a experiência de compra de nossos clientes e nos destacarmos da concorrência”, afirma Romero.
Além das mudanças tecnológicas, a Frávega inovou na gestão da logística de entrega. A empresa adotou a funcionalidade Pick Up Store, que permite comprar no onlinee retirar na loja física.
“A taxa de conversão aumentou 45%. Com a retirada em nossas lojas, o cliente sente mais confiança na compra e, consequentemente, eleva as vendas. Aproximadamente 40% dos nossos clientes escolhem retirar seus itens no varejo físico da marca. Além de mais barato – frete gratuito – isso gera mais confiança na compra e aumentamos o fluxo de consumidores em nossas lojas físicas”, complementa Romero.
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