Konduto cresce 300% e chega a 3 milhões de vendas analisadas por mês

| 15/07/2016 - 10:22 AM | Comentários (0)

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A Konduto, plataforma com soluções antifraude para o e-commerce, criada em 2014 pelos empresários Daniel Bento, Milton Tavares Neto e Tom Canabarro, alcançou em junho a marca de 3 milhões de transações analisadas por mês, crescimento de 300% em comparação ao mês de dezembro do ano passado.

A empresa, que está em seu terceiro ano de operação e possui mais de 100 clientes, tem como objetivo detectar e barrar fraudes de pagamentos via cartão de crédito nos e-commerces. O antifraude da Konduto monitora o cliente desde o momento em que o site da loja é acessado, coletando centenas de informações como origem da visita, tempo de permanência no site, produtos vistos, troca de senha e muitos outros. Assim que a compra é concluída, o sistema recebe as demais referências, como dados cadastrais, identidade de aparelho (fingerprint) e geolocalização. Todos estes dados passam por um filtro de inteligência artificial, que calcula em menos de 1 segundo o risco de fraude daquela transação.

“Fechamos dezembro de 2015 muito felizes quando alcançamos a marca de 1 milhão de transações processadas mensalmente. Queríamos dobrar este valor nos 12 meses seguintes, mas, já durante o mês de junho, 3 milhões de compras feitas no e-commerce passaram pelo nosso sistema – mais de um pedido analisado por segundo. Isso nos mostra duas coisas: o método Konduto é realmente eficiente, e os lojistas estão em busca de novas tecnologias para barrar fraudes”, afirma Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.

Atualmente, estima-se que 1 a cada 30 transações realizadas on-line no Brasil sejam de origem criminosa, o que, só em 2015, pode ter causado um prejuízo na casa de R$ 1,5 bilhão à economia nacional – levando em consideração o faturamento de R$ 41,3 bilhões do e-commerce divulgado pelo relatório Webshoppers. As “boas práticas” do comércio eletrônico consideram que uma loja virtual é saudável quando possui uma taxa de fraudes inferior a 1% sobre o faturamento total.

“Muitos lojistas nos procuravam com um índice bastante elevado de fraude, ou porque tinham um custo operacional muito alto para a análise de risco. Hoje, temos clientes que têm marcas de 98% de aprovação automática dos pedidos e que têm a fraude completamente controlada, com índices muito abaixo do que o mercado considera saudável”, ressalta Canabarro.

Entre os próximos passos estão o desenvolvimento de novas funcionalidades para o sistema, a integração com novas plataformas de e-commerce e ainda uma novidade muito importante, tanto para os clientes e como também para os não-clientes da empresa.

“Queremos compartilhar a nossa experiência e ajudar os lojistas a combaterem a fraude. Neste primeiro semestre lançamos um ebook que desvendava mistérios do submundo da fraude no e-commerce e explicamos detalhes de como os criminosos realizam a fraude de passagens aéreas. Nossa ideia é divulgar ainda mais conteúdos que ajudem empreendedores e analistas de riscos a se protegerem destes tipos de golpe”, finaliza Tom Canabarro.

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Categoria: Balanços

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