Brasileiros preferem aplicativos a SMS para se comunicar com empresas
O uso de mensagens pelos consumidores varia quando eles estão se comunicando com outras pessoas e com empresas. É o que aponta um estudo, conduzido pela Mobile Ecosystem Forum, com mais de 6 mil usuários mobile em nove países, com o Brasil incluso.
De acordo com a pesquisa, trocar mensagens com empresas é um hábito bastante comum entre os consumidores: 65% dos entrevistados revelaram que o fazem via aplicativos de mensagens, enquanto que mais de três quartos (76%) destacaram que se comunicam dessa forma via SMS.
Contudo, globalmente, 35% dos usuários preferem se comunicar com o varejista ao vivo do que via outros meios. Enquanto a média dos entrevistados, mundialmente, prefere SMS (15%) ao invés de apps (8%) para se comunicar com as empresas, no Brasil, juntamente com Índia, África do Sul, China e Nigéria, os consumidores preferem usar aplicativos para essa comunicação.
Dentre os nove países analisados, a Nigéria é o que apresenta os usuários mais propensos a se comunicarem via mensagem com empresas, seja por SMS (92%) ou via aplicativo (82%). No sentido contrário, a Alemanha é o país que exibe os menores índices nesse aspecto, com 56% dos usuários usando SMS para tal e 47% apps.
No Brasil os usuários também revelaram confiar mais em aplicativos do que em mensagens SMS para se comunicar com empresas. Uma tendência que só se repete na Alemanha e África do Sul, enquanto, globalmente, os usuários responderam que confiam mais em SMS.
No que concerne ao uso, a principal finalidade dessa comunicação via mensagem é confirmar uma senha (30% via SMS, 25% via aplicativo), acompanhada por conferir saldo ou limite do cartão de crédito.
Na hora de enviar mensagens para outras pessoas, Facebook Messenger é o serviço de conversa mais utilizado, citado por 56% dos entrevistados. WhatsApp também aparece com bons índices, tendo sido mencionado por 50% dos respondentes, enquanto que o SMS aparece como preferência de apenas 42%.
Considerando apenas o Brasil, o WhatsApp é mais utilizado que o Facebook Messenger, contrariando a média mundial. A França é o único país no qual o SMS (70%) supera o Facebook (67%).
Categoria: Pesquisas