Trend Micro identifica vulnerabilidades do Sistema Android que pode ser instalado por app malicioso e permite acesso ao root
A Trend Micro – especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem – recentemente mapeou uma nova vulnerabilidade que afeta dispositivos Android alimentados pelo Qualcomm Snapdragon SoCs (sistemas em um chip) que atualmente alimenta mais de um bilhão de dispositivos inteligentes em uso.
Muitos desses aparelhos poderiam ser explorados por um atacante, a fim de obter acesso ao root no dispositivo de destino por meio de uma simples execução de um aplicativo malicioso. Ganhar acesso ao root faz com que o invasor acesse vários recursos aos quais não teria acesso em circunstâncias normais.
Essas vulnerabilidades foram reportadas ao Google pela Trend Micro e corrigidas, de forma a permitir que a brecha fosse corrigida e distribuída ao público. No entanto, dada a natureza fragmentada da correção da vulnerabilidade e Internet das Coisas, muitos usuários não conseguirão receber a atualização de segurança necessária e poderão continuar em risco de exposição das informações.
Como o número de SoCs (system on a chip) embarcados em dispositivos explodiram com o crescimento da Internet das Coisas, a Trend Micro prevê que estes tipos de vulnerabilidades vão se tornar um problema ainda maior, o que vai desafiar o modo em lidar com relação à segurança da Internet das Coisas.
Categoria: Crimes