Criminoso vende contas roubadas do Facebook
Um cracker (criminoso da Internet) que se identifica como Kirllos está oferecendo “uma oportunidade rara” para quem faz negócios com spam ou roubo de dados no Facebook: um volume inédito de contas de usuários do popular serviço de redes sociais, por preços baixos.
Pesquisadores do grupo iDefense, da empresa VeriSign, identificaram a oferta do criminoso em fóruns do chamado underground (o “submundo” da Internet), com a oferta de 1,5 milhão de contas, com nome de usuário e senha.
A empresa não tem como comprovar a autenticidade das contas, uma vez que não fez negócio com o criminoso. Mas estima que ele já tenha vendido 700 mil delas, segundo o diretor da VeriSign, Rick Howard.
Caso sejam verdadeiras, o cracker teria informações de um em cada 300 usuários do serviços. Ele cobra entre 25 e 45 dólares por lote de mil contas, dependendo do número de contatos de cada conta.
A venda de dados de usuários de redes sociais por criminosos da Internet não é novidade, mas o volume oferecido neste caso chama a atenção, assim como o preço cobrado, bem abaixo do mercado dos crackers, que cobram entre 1 dólar e 20 dólares, dependendo do tipo de conta.
O Facebook tem mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo. Muitos deles têm sido vítimas de golpes de phishing scam, estratégia na qual enviam mensagens pedindo que o usuário clique em links de “vídeos muito legais” (softwares nocivos camuflados) ou solicitam valores em dinheiro (em um caso, uma conta foi sequestrada e os criminosos enviaram mensagens em nome do dono desse perfil dizendo que o ele estava preso no exterior e que precisava de dinheiro para voltar para casa).