10 atitudes empreendedoras para lidar com a crise
Mesmo com um cenário desfavorável da economia, pequenos empresários ainda continuam confiantes com seus negócios. De acordo com o indicador de confiança dos micro e pequenos empresários, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa positiva sobre o cenário econômico.
O índice que mede as expectativas de negócios aumentou de 54,9 pontos para 58,5 pontos na passagem de dezembro para janeiro. O resultado, acima de 50 pontos, mostra que a maior parte dos empresários consultados se diz relativamente confiante para os próximos seis meses.
Em cenários assim, é importante que esses empresários mudem sua postura para lidar da melhor forma com a crise. Para isso, ouvimos dez empreendedores para saber quais atitudes eles aconselham adotar para driblar o cenário turbulento da economia brasileira. Veja abaixo:
Mantenha a cabeça no lugar
Se você abriu o seu negócio recentemente ou mesmo que já tenha alguma experiência, o importante é que você mantenha o controle e a cabeça no lugar, aconselha Thoran Rodrigues, sócio-fundador da BigData Corp., empresa especializada em análise de grande quantidade de informações. “A verdade é que qualquer negócio, especialmente no começo, demanda muito tempo e muita atenção do empreendedor”, afirma.
Tenha resiliência
Em momentos de crise, se o empresário não aguentar e superar os desafios que eventualmente e provavelmente vão aparecer, muito dificilmente ele conseguirá avançar com o negócio, diz Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, empresa especializada em plataforma de gestão para o comércio eletrônico. “O empreendedor tem que ser resistente pra que mesmo enfrentando todos os problemas do dia-a-dia consiga focar aonde quer chegar”, avalia.
Saiba o problema a se resolver
Para empreender, você precisa se propor a resolver problemas e mudar o mundo ao seu redor da maneira como você pode, avalia Albert Deweik, CEO e cofundador da NeoAssist, empresa especializada em atendimento multicanal ao consumidor. “Se você não se propor a conhecer a fundo o problema e buscar todas as maneiras possíveis de resolvê-lo, é muito provável que seu negócio não alcance o que está buscando”, aconselha.
Elimine conflitos por completo
Evite adotar a estratégia de encontrar um meio-termo para resolver os conflitos do seu negócio. Em vez disso, procure formas de eliminar o conflito por completo, diz André Wilson Martins de Lima, sócio-fundador da VP Concursos, empresa especializada em preparação e coaching personalizado para concurseiros. “Por isso, é preciso descobrir e compreender as causas-raiz para buscar encontrar soluções que satisfaçam as partes envolvidas”, diz.
Cresça de forma sustentável
O planejamento do fluxo de caixa é fundamental para a saúde financeira do negócio, diz Leandro Marques, sócio-fundador da Tray, empresa da Locaweb especializada em criação de lojas virtuais. “Se o negócio necessita de mais investimentos do que os disponíveis, se prepare para buscar um sócio-investidor e diminua as expectativas e a velocidade de implementação até que estes investimentos sejam aportados no negócio”, afirma Marques.
Faça uma coisa de cada vez
Tenha foco e não tente executar várias tarefas com perfeição de uma vez. Basta uma coisa perfeita, avalia Wellington Sousa, gerente de marketing da All In, empresa especializada em e-mail marketing de relacionamento. “Execute o que tiver para executar respeitando orçamento. O papel aceita tudo, mas nada é mais importante do que a vivência no campo de batalha. Siga os instintos mais do que o Business Plan”, aconselha o executivo.
Reavalie o modelo de negócios
Mesmo que o empreendimento já esteja em andamento, é importante sempre reavaliar o plano de negócios para se adequar às mudanças do mercado, afirma Eduardo Küpper, cofundador da F(x), plataforma que intermedia concessão de crédito entre empresas e financiadores. “Monte uma estrutura de modelo de negócios Canvas ou outras ferramentas similares. Você não precisa saber quanto dinheiro o negócio vai gerar daqui a 5 anos, mas precisa entender o que é necessário para sua ideia parar de pé”, avalia.
Modere o otimismo
Por mais que você acredite no sua empresa, é importante ter pés no chance e racionalidade na condução do seu negócio, diz Daniel Liebert, sócio-diretor da Stoodi, plataforma online que fornece conteúdos didáticos para estudantes. “O empreendedor deve tomar muito cuidado para que o otimismo não tome conta do planejamento e acabe com o negócio precocemente”, diz.
Busque sempre melhorias
Não adianta ter o negócio em andamento sem saber o que os seus consumidores estão achando do produto. Por isso é importante ouvir o seu público, diz Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei, plataforma online de contabilidade para micro e pequenas empresas. “Colete feedbacks, aperfeiçoe o seu produto e lance novas versões. Suas chances de sucesso aumentarão exponencialmente”, pontua.
Motive sua equipe
Manter o ambiente de trabalho energizado é fundamental para o sucesso do negócio, diz Renato Orfaly, country manager do portal imobiliário Properati. “Faça da sua paixão e dedicação pelo negócio o combustível para energizar seu time. E não deixe de compartilhar com eles suas dificuldades e conquistas ao longo da trajetória. O ambiente de trabalho influencia na motivação e união de uma equipe em torno de seus objetivos. Time unido é um time vencedor”, diz o executivo.
Categoria: Dicas