Overstock.com diz ter resolvido problema com o Google

| 27/04/2011 - 16:47 PM | Comentários (0)

A varejista online Overstock.com foi punida pelo Google por utilizar links em sites de universidades com o intuito de melhorar sua posição nos resultados do mecanismo de pesquisa. A punição imposta pelo Google fez com que a Overstock caísse na classificação dos resultados, ocasionando em uma queda de 5% na receita do varejista, de acordo com uma documentação encaminhada às autoridades regulatórias dos EUA e divulgada no início de abril.

A Overstock afirma ter sido notificado pelo Google em fevereiro que iria enfrentar sanções por terem desenvolvido ligações que estavam fora do enquadramento natural das busca do Google. As ligações eram de promoções da Overstock em sites de universidades, relacionado-os com um endereço da web que termivam em “.edu”, e oferecia descontos para os operadores do site, como blogueiros e estudantes, se conectados a Overstock.

O Google não se pronunciou especificamente sobre a Overstock, mas o site de busca não aprova quando as empresas tentam impulsionar suas posições nas buscas com ações que ferem as diretrizes para webmasters.

“Nossas diretrizes para webmasters são projetadas para proteger os usuários, e quando um site as viola, tomamos medidas para que se preserve uma boa experiência com o usuário”, disse o Google, em comunicado.

O Google geralmente não se pronuncia publicamente sobre como aplica estas sanções para as empresas que tentam ludibriar seu algoritmo de busca. A pena aplicada neste caso foi um rebaixamento manual feita pelo Google, dizem os analistas em SEO.

“Entendemos a posição do Google e fizemos as alterações para que nos mantenhamos dentro de suas diretrizes”, diz o CEO da Overstock.com, Patrick Byrne. Nem a Overstock nem o Google especificaram qual a magnitude do dano na classificação da varejista.

Tags: , , ,

Categoria: Disputas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.