E-commerce cresce 76% e alcança R$ 4,4 bilhões em 2006, afirma e-bit

| 28/10/2009 - 02:26 AM | Comentários (0)

No ano de 2006, o faturamento do setor de comércio eletrônico foi de 4,4 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 76%, segundo a e-bit, empresa de pesquisa e marketing online.

O número foi 100 milhões de reais acima do esperado para o período pela companhia em relação a 2005, já que a previsão era de 4,3 bilhões de reais, 72% acima dos 2,5 bilhões de 2005. Apesar de o montante ser alto, a empresa afirma que não estão inclusos nos números as vendas de passagens aéreas, automóveis e leilão virtual.

A e-bit acredita que a elevação do faturamento no canal foi gerada principalmente pela estabilidade no valor do tíquete médio gasto no Natal e que se manteve por todo o mês de dezembro acima dos 300 reais.

Essa constância, de acordo com a empresa, pode ser explicada pela manutenção da participação dos produtos no ranking dos mais vendidos que assumiram as mesmas posições independentemente dos dias da comemoração do Natal.

Assim, títulos de CD, DVD e vídeo, apesar de perderem dois pontos percentuais, mantiveram-se na primeira posição, com 17% de representatividade, durante todo o período natalino e no restante do mês.

A categoria de eletrônicos, segundo a e-bit, também se manteve estável na segunda posição com 15% de representatividade. O terceiro lugar foi ocupado pela categoria de livros, revistas e jornais representando 13% tanto das vendas de Natal, quanto do último mês do ano.

O setor mostrou um crescimento alto e constante tanto no que diz respeito ao faturamento quanto à quantidade de e-consumidores, que somente esse ano cresceu 46% em relação a 2005, atingindo 7 milhões de pessoas adeptas às compras virtuais.

A e-bit informa ainda que o tíquete médio oscilou entre 297 reais e 304 reais ao longo de 2006. O pico no valor do tíquete médio foi alcançado no mês de outubro, quando foi verificado que no Dia das Crianças, elas optaram por ganhar produtos como vídeo games, celulares e câmeras digitais ao invés de brinquedos tradicionais.

Para 2007, a previsão é de que o setor de comércio eletrônico cresça 45%, atingindo a marca de 6,4 bilhões de reais de faturamento de bens de consumo. Este crescimento deverá ocorrer baseado ainda na entrada de novos adeptos às compras virtuais e no aumento da freqüência de compra no canal. Já o tíquete médio deverá permanecer estável em 2007.

Tags: ,

Categoria: Balanços, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.