InterCon 2012 traz a humanização da forma de atuar na web
Humanização, sentimentos, tecnologia e multicanal. Esses e alguns outros assuntos reservam o futuro da internet. Na última sexta-feira (26/10), o iMasters InterCon 2012 discutiu veementemente as principais tendências da web para os próximos anos, por meio de um conteúdo diferenciado, mostrando a interação homem-máquina, redes sociais, entre outros temas.
Reunindo mais de mil participantes, a nona edição do congresso conglomerou durante todo um dia desenvolvedores, blogueiros, profissionais de métricas e marketing para debaterem as melhores formas de atuar no universo online.
Na abertura do evento, a Arena de criação e apps, comandada por Luli Radfahrer, recebeu JC Rodrigues, Head da Disney Interactive Worlds Latin America, que debateu sobre a febre do Club Penguim. “O que deve fazer a diferença é o sentimento que a pessoa tem por determinada marca, pelo aplicativo, pela história. Então, ao desenvolver algo, sempre devemos pensar no que isso desperta nas pessoas”, afirmou Rodrigues.
Já no Social Media Meeting, um debate sobre branding nas redes sociais, contando com Lucas Napolitano, da DP6, Marcos Hiller, da ESPM e Trevisan, Eden Wiedemann, Consultor, e Fernando Moulin, da Cyrela Brazil.
“A mídia social é mais um ponto de contato com o cliente, tão importante quanto qualquer outro. O grande desafio é harmonizar todos esses pontos para a importância da marca”, explicou Hiller.
Voltando à Arena de criação e apps, Moacyr Alves Jr, Chairman de Conteúdo Digital do Governo Brasileiro e Presidente da ACIGAMES, e Mauricio Alegretti, MVP XBOX, Administrador do Portal XBOX e sócio da Smyowl, falaram sobre a interatividade do Kinect.
“Para desenvolver a tecnologia do Kinect, nós criamos uma pergunta: Ao invés de termos que decorar uma série de comandos e controles, porque o próprio computador já não me lê e me entende? Dessa forma surgiu o sistema Natural User Interface”, contou Alegretti.
Moacyr Alves Jr. ainda comentou sobre o mercado de games no país. “Somos o 4º maior mercado de jogos do mundo, são 17 milhões de gamers ativos. E, mesmo assim, o Brasil ainda não reconhece o potencial desse mercado”, ressaltou.
Enquanto isso, na Conferência de Métricas, Amanda Gasperini e Laércio Pires abordaram análises Multicanais de métricas. “As análises normais apresentam como o usuário conheceu a marca, quando interagiu, quando converteu etc. Já o multicanal deve ver o antes, deve ver como um todo, identificar os interesses do usuário”, comentou Amanda.
Por fim, também aconteceu durante todo o evento a maratona hacker do InterCon 2012, a Hackathon. Reunindo quase 30 participantes, divididos em onze equipes, foram desenvolvidos aplicativos inovadores que podem ajudar no cotidiano dos usuários. Um dos destaques foi o “Eu Vi Um”, que a partir de geolocalização registra colaborativamente os problemas da cidade, como buracos, falta de iluminação, acidentes, entre outros.
Promovido pelo iMastersPRO, do Grupo iMasters, o iMasters InterCon 2012 foi oferecido pela Locaweb, e teve patrocínio da developersWorks, DotStore, Grupo Educacional Impacta de Tecnologia, MANDIC, Moip, Scup e Sebrae.
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