LAAD terá área específica para a tecnologia forense
Começa amanhã (08/04) e vai até o dia 10, no Rio de Janeiro, a Feira Internacional de Segurança e Defesa da América Latina (LAAD) 2014, um dos maiores evento globais sobre tecnologia de inteligência e defesa que acontece no Brasil a cada dois anos.
Conhecido por reunir tecnologias tão diversificadas quanto radares por satélites, armas e veículos blindados de combate, a LAAD 2014 será a primeira a ter reservada uma área específica pra novas tecnologias voltadas para a investigação de crimes envolvendo a extração de evidências em novos meios digitais como smartphones, tablets, dispositivos de GPS e redes sociais.
Entre os novos expositores, a israelense Cellebrite irá demonstrar a sua tecnologia para a captura de provas criminais em todo o tipo de dispositivos móveis e que é capaz de extrair de smartphones e tablets até mesmo informações ou registros que tenham sito apagados pelo usuário.
De acordo com Frederico Bonincontro, diretor da linha forense da Cellebrite para a América Latina, hoje existem mais celulares e tablets do que pessoas no planeta, o que torna esses equipamentos uma das arenas mais promissoras para a elucidação de crimes. “Em muitos casos, os dispositivos móveis são até mais reveladores que as milhões de câmeras espalhadas pelos edifícios e cidades, já que em, sua memória há dados capazes de revelar o histórico, os vínculos sociais e até o perfil psicológico do usuário”, afirma o executivo.
Além de expositores nacionais e internacionais, a LAAD conta com a participação de representantes de órgãos do exército, polícia, inteligência e poder judiciário dos vários países da Região, EUA, Ásia e Europa. Entre os temas debatidos no evento estão a segurança da Copa e das olimpíadas e a discussão sobre novas questões jurídicas envolvendo meios de investigação, como é o caso dos Dromes e dos próprios dispositivos móveis.
Categoria: Eventos