Executivos de mídia desenvolvem sistema que permite cobrança de conteúdo online
A queda na publicidade dos veículos impressos levou três veteranos executivos de mídia dos Estados Unidos a apostarem no desenvolvimento de uma ferramenta que permite a cobrança pelo acesso do conteúdo online de jornais e revistas.
Os investidores Steven Brill, criador do canal televisivo Court TV e da revista American Lawyer; L. Gordon Crovitz, ex-editor geral do Wall Street Journal; e Leo Hindery Jr., que já esteve á frente de empresas como a Tele-Communications, Global Crossing e YES Network planejam oferecer aos grupos de mídia, por meio de sua empresa, a Journalism Online, ferramentas que permitam a cobrança por acesso ao seu conteúdo na web. A ideia é de que tal produto esteja pronto até o final deste ano, informa o New York Times.
A grande vantagem seria que as empresas de mídia não teriam necessidade de criar cada uma seu sistema específico e, além disso, os próprios leitores teriam a possibilidade de empregar o mesmo sistema para acessar várias publicações.
Embora ainda não haja clientes fechados, diversos grupos de mídia têm negociado com a empresa a maneira como tal sistema funcionaria. A proposta é de que o leitor que não pague pelo conteúdo chegue apenas até certo nível de acesso, daí para frente, seria pedido que ele realizasse o pagamento de um valor pré-determinado. Já o leitor que tem interesse em acessar o conteúdo de várias publicações, poderia efetuar sua assinatura diretamente com a Journalism Online. Uma assinatura ilimitada custaria cerca de US$ 15 ao mês.
Os executivos ressaltam, ainda, que cada empresa poderia colocar suas normas específicas para determinar itens de acesso pago e itens gratuitos, assim como determinar seus próprios valores de acesso.
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