Grupo investidor encerra processo e venda da Skype destrava
O eBay anunciou na sexta-feira que os investidores privados interessados em comprar a Skype chegaram a um acordo em um processo aberto pelos fundadores da empresa, que receberão uma participação de 14 por cento no serviço de telefonia via Internet.
O eBay, que está vendendo a Skype para se concentrar em leilões e pagamentos online, informou que o grupo de investidores liderado pela Silver Lake chegou a um acordo com a Joltid e a Joost, empresas de Niklas Zennstrom e Janus Friis, fundadores do Skype.
Nos termos do acordo, a Silver Lake e os demais investidores, entre os quais a Andreessen Horowitz e o Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), deterão, juntos, 56 por cento da Skype, e o eBay ficará com 30 por cento.
A Index Ventures não fará parte do grupo de compradores. Os fundadores da Skype abriram processo no qual acusam a empresa e um de seus sócios, Michelangelo Volpi, de usar informações confidenciais em sua oferta por uma participação de 65 por cento na Skype.
Nos termos do acordo, o eBay receberá cerca de 1,9 bilhão de dólares em dinheiro e uma promissória no valor de 125 milhões de dólares dos compradores. A transação avalia a Skype em 2,75 bilhões de dólares. A expectativa é de que o negócio seja concluído no quarto trimestre de 2009, de acordo com o eBay.
Zennstrom e Friis vão contribuir com software da Joltid e fazer um investimento de capital significativo, em troca pela participação na empresa.
O acordo confere ao Skype a propriedade de todo o software anteriormente licenciado para seu uso pela Joltid, e encerra todos os processos contra o grupo de investidores e o eBay, assim que a aquisição for concluída.
Marc Andreessen, fundador da Andreessen Horowitz e da Netscape Communications, diz que vê mais perspectivas de crescimento para a Skype como empresa de capital fechado, o que inclui mais flexibilidade para investimentos estratégicos.