Sigilo sobre vendas do Kindle pode irritar investidor da Amazon

| 15/02/2010 - 21:56 PM | Comentários (0)

A Amazon.com está testando a paciência de Wall Street ao alardear repetidamente o sucesso de vendas de seu aparelho leitor de livros digitais Kindle sem fornecer dados específicos sobre o desempenho comercial do produto.

Em uma sucessão de anúncios à imprensa nos últimos meses, a Amazon vem destacando o Kindle como best seller em todas as categorias de produtos. Essas alegações ajudaram a estimular uma alta ainda maior no preço já ascendente das ações da empresa, justificado por seu crescente domínio do setor de varejo online.

No dia seguinte ao Natal, a companhia anunciou que o Kindle havia se tornado o presente mais comprado de sua história, e que as vendas de livros eletrônicos haviam superado as de livros em papel, no período de festas. Anteriormente, a Amazon havia anunciado que o Kindle havia registrado suas melhores vendas de todos os tempos de dezembro, e isso ainda na metade do mês.

Em nenhum desses exemplos recentes a Amazon anunciou o número de Kindles ou livros eletrônicos lidos, e nem a porcentagem de aumento das vendas. Em mensagem, uma porta-voz diz que a Amazon não revela volumes de vendas por norma interna da companhia.

Mas a paciência dos investidores sobre a falta de detalhes começou a se desgastar, especialmente depois que as ações da Amazon atingiram cotação recorde no começo de dezembro, devido à expectativa de que a empresa apresentará um dos maiores crescimentos de vendas da passada temporada de festas de fim de ano.

O benefício da dúvida pode passar por teste ainda mais severo em 2010, com a chegada de novos leitores eletrônicos ao mercado para desafiar o Kindle.

“Enquanto a Amazon mantiver as margens corretas e os números certos de lucro no final de cada trimestre, provavelmente conseguirá manter essa prática”, disse James McQuivey, analista da Forrester Research.

“Poderia haver correção de 10, 15 ou 20 por cento devido ao elevado fator de incerteza”, disse McQuivey. “Em caso de más notícias, as pessoas sempre imaginam o pior.”

A Forrester estima que o Kindle, que foi lançado em 2007, tem uma participação no mercado norte-americano de cerca de 55 por cento, na frente de aparelhos Sony e do recém lançado Nook, da Barnes & Noble. O site de varejo afirma que 2,5 milhões de Kindles foram vendidos até agora, segundo pesquisa com consumidores.

A companhia de investimentos Cowen & Co espera que a Amazon tenha registrado vendas de 500 mil unidades do Kindle apenas no último trimestre de 2009.

Nesse ponto, analistas estimam que o Kindle represente menos de 2 por cento das vendas esperadas de 8,9 bilhões de dólares da Amazon para o quarto trimestre do ano passado.

Enquanto isso, cerca de 25 por cento, da receita da Amazon vem de seu negócio original de vendas de livros. Conforme os leitores se adaptam a formatos eletrônicos, o Kindle e a loja de livros digitais da empresa podem ver sua importância crescer.

Mas caso o sucesso do Kindle se reduza e a Amazon continue a manter os investidores no escuro, eles poderiam se voltar contra a empresa.

Tags: ,

Categoria: Lançamentos, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.