Interesse por lojas virtuais aumenta na web
Em 2009 os sites de “Lojas de Varejo” aumentaram 2,9% o número de visitantes, chegando a uma audiência recorde de 21,3 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online
Vários fatores ajudaram a aumentar o interesse dos consumidores pelos sites de comércio eletrônico, como a entrada de grandes varejistas na rede. A categoria comércio eletrônico corresponde às lojas virtuais, aos sites de leilões, comparadores de preço e classificados online.
Outro fator que contribui para o crescimento das lojas virtuais é o aumento do número de internautas brasileiros ativos, em 2009 foram 66,3 milhões. A pesquisa considerou os acessos a internet em casa, no trabalho e em locais públicos.
Estes dados mostram que o comércio eletrônico tem potencial para expandir. Hoje temos 66,3 milhões de internautas, sendo que somente 21,3 acessam lojas virtuais. Há então um grande público que poderá começar a comprar pela web.
O público que tem acesso a rede pertence às classes C, D e E, com 51% da audiência. Em 2007, quem mais acessava a web eram pessoas das classes A e B com 50,2%.
Outro dado interessante é que 14% da classe A acessa a net via dispositivos móveis, como celulares e smartphones, enquanto somente 6% da classe B e 2% da classe D e E utilizam estes dispositivos. Daqueles que acessam a web por dispositivos móveis, 27% acessa e-mails, 23% notícias, 22% realiza buscas em sites especializados e 21% acessam redes sociais.