Lojas virtuais de aplicativos devem chegar aos 25 bi de downloads em 2015
As lojas virtuais de aplicativos para dispositivos móveis – como celulares e tablets – devem chegar aos 25 bilhões de downloads em 2015, de acordo com a Juniper Research. Para a empresa, especializada em análises da área de telecomunicações, o mercado deve crescer inspirado no modelo da loja virtual da Apple, a App Store – responsável por distribuir conteúdo para iPhone, iPod e iPad.
O relatório aponta que em 2009 o número de programas baixados chegou a mais de 2,5 bilhões. Resultado obtido com a união dos resultados de iniciativas como o Android Market, Nokia Ovi, Palm e Windows Phone, além da própria Apple.
Apesar da projeção favorável, os especialistas afirmam que o modelo da App Store não pode ser copiado indiscriminadamente pela competição. Um dos maiores atrativos do iPhone é a quantidade de aplicativos disponíveis e sua dependência deles, o que pode não ser a realidade de mercado para outros aparelhos.
“A Apple atingiu a marca de bilhões de downloads porque as pessoas compram o iPhone por causa dos programas. Não é o mesmo caso dos outros dispositivos móveis”, aponta Wilson Holden, analista da Juniper. Ele ainda diz que mesmo com casos de sucesso, outras empresas conseguirão apenas uma fração desse resultado.