Notebooks, móveis e televisores são os produtos mais desejados pela nova classe média
O Zoom, site comparador de preços e produtos, com base nos dados apontados pelo estudo “Faces da Classe Média” realizado pelo Instituto Data Popular e da Serasa Experian, revela o ranking dos produtos mais buscados pelos consumidores que prezam, principalmente, pela qualidade e preços do que compram. De acordo com a pesquisa, em 2014 os principais sonhos de consumo desse público são: notebooks, móveis, televisores, geladeiras, smartphones e máquinas de lavar, respectivamente. Hoje a Classe C representa 54% da população brasileira, considerando membros da classe C famílias com renda mensal per capita de R$ 320,01 a R$ 1.120,00.
“Nós notamos o aumento da adesão desse público à pesquisa de preços na internet, o que deve resultar em mais compras online efetuadas. Hoje, 47% dos clientes do Zoom pertencem a classe C e D”, constata Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “O Zoom é muito democrático e toda a comunicação do site é feita de igual para igual para atender a todos os públicos e gostamos muito dessa mistura”, explica.
O estudo também elucidou que 70% dos membros da classe média, além de valorizar marca e qualidade dos produtos, mantém uma preocupação constante com o preço. Preocupação que se traduz na proporção da variação de preços existente, especialmente em produtos eletrônicos. Notebooks como o Asus AMD Dual core A4 1200 2 GB de RAM HD 320 GB LED 10,1″ Touchscreen Windows 8 X102BA, por exemplo, vão de R$ 939,64 a R$ 1.288,00, com uma variação de preço de 37%. Já os televisores podem apresentar até 57% de diferença no preço: de R$999,00 a R$1.569,00.
De acordo com o relatório existem quatro perfis de novos consumidores desse estrato social: batalhadores (39%), experientes (26%), promissores (19%) e empreendedores (16%). Os primeiros mantém o foco na relação custo-benefício, comprando parcelado sempre que possível; já os experientes costumam ser mais conservadores, também priorizando a relação custo-benefício; os promissores levam mais em consideração a marca do produto do que o preço em si, enquanto que os empreendedores, além de valorizar bastante o aspecto marca, são os que mais acessam a web.
– 7,8 milhões de notebooks
– 7,8 milhões de itens da categoria de móveis
– 6,7 milhões de televisores
– 4,8 milhões de geladeiras
– 3,9 milhões de smartphones
– 3,9 milhões de máquinas de lavar
Categoria: Pesquisas