Alibaba.com vai construir sua própria rede de logística

| 30/05/2011 - 15:48 PM | Comentários (0)

Seguindo o exemplo do 360buy.com e do dangdang.com, outros sites de compras online chineses, o Alibaba,  portal de negócios com sede em Hangzhou, está construindo a sua própria plataforma de logística em parceria com a empresa do ramo China Post’s Zhejiang.

De acordo com o contrato assinado pelas partes em 26 de abril, o Alibaba se focará  principalmente na logística para pequenas e médias empresas que têm negócios com o site. O novo serviço oferecerá apoio logístico aos exportadores e varejistas. Tais serviços incluem armazenagem e distribuição nos portos de Zhejiang.

O primeiro passo na cooperação é oferecer um serviço internacional de entrega aos clientes da aliexpress.com, uma empresa afiliada do Alibaba.

“Construiremos  também um centro de armazenamento em Xiaoshan (cidade próxima ao sul de Hangzhou). O  Alibaba ficará a cargo do projeto geral de nosso plano de logística”, disse Max Liu, diretor do departamento de logística internacional de negócios do Alibaba.

“A obra será realizada por ambas as empresas. Uma parte do armazenamento será designada a Alibaba de acordo com nossas necessidades”, afirmou Liu.

Ao ano passado foi de grande crescimento no comércio eletrônico no gigante asiático.  A empresa de serviços financeiros americana Morgan Stanley divulgou um relatório em 15 de abril onde afirma que a indústria de comércio eletrônico tem crescido nos últimos anos e deverá crescer de 70% a 75% durante os próximos três.

A empresa de pesquisas de e-commerce e-China Business Research Center calculou que o número de empresas de comércio eletrônico cresceu para 9.200 no país em 2010, 21,3% com relação ao ano anterior. Como a empresa líder no setor, o Alibaba, ocupa 63,5% do mercado na China, enquanto a segunda maior empresa, a Global Sources de Hong Kong, ficou com distantes 5,3%.

“Há tendência clara de que empresas de comércio eletrônico estão  buscando criar seus próprios sistemas de logística depois de terem assegurado o controle de seus sistemas de informações e de capital”, disse Zhang Zhouping, pesquisador assistente do e-China Business Research Center.

“O Alibaba começou a tratar da cooperação no final do ano passado, e irá investir cerca de 10 bilhões de yuans (US$ 1,5 bilhões) para criar a sua própria rede de logística. Somente  grandes empresas – como ela própria – são financeiramente capazes de fazer isso”, disse ele .

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.