Alibaba Group vai lançar sistema operacional para dispositivos móveis
O Alibaba Clound Computing, uma unidade do Alibaba Group Holding Ltd., está desenvolvendo um sistema operacional para telefones celulares o qual pretende lançar no terceiro trimestre deste ano, afirmou fonte próxima à empresa nesta segunda-feira. Este é mais um capítulo da batalha da concorrência entre empresas para fornecer o software central utilizado em smartphones. Informou o NYTimes.
Este novo produto da Alibaba tem objetivo de competir no mercado chinês com os sistemas operacionais Android do Google, o iPhone da Apple e o Windows Phone da Microsoft. Também marca os novos movimentos do Alibaba Group no mercado de desenvolvimento de softwares, saindo do nicho de mercado no qual tem maior presença, o varejo online.
O software do Alibaba irá oferecer aplicações “cloud-based” como permitir que usuários baixem aplicativos e os salvem em um servidor remoto ao invés de seu telefone.
A versão inicial do sistema operacional tem como alvo o Mercado chinês, mas “nada impede que seja eventualmente utilizado em outras localidades”, afirmou a fonte.
Não foram fornecidos detalhes quanto ao preço do sistema operacional e de seus aplicativos. A fonte afirma que a crescente adoção do uso de smarphones na China deve ampliar o alcance dos objetivos da Alibaba com este projeto.
O Alibaba poderá usar seu sistema operacional para promover aplicativos de comércio on-line, potencialmente impulsionando outras unidades do Grupo Alibaba, como o Alibaba.com, que opera um site que conecta fornecedores a compradores, além das plataformas focadas no varejo de consumo como o Taobao Marktplace e o Taobao Mall.
No primeiro trimestre, o sistema operacional da Nokia, o Symbian, foi o sistema operacional mais utilizado em smartphones na China, com uma participação de 59,8% do total das 113,8 milhões de unidades do país, segundo dados da empresa de pesquisas de Beijing Analysys International. O Windows Mobile ficou na segunda posição com uma fatia de 11,8%, seguidos pelo Android com 11,1% e iPhone com 6,1%,.
Categoria: Lançamentos