Governo lança site para intermediar conflitos entre empresas e consumidores
Visando diminuir as filas dos Procons, o governo acaba de lançar um site no qual os consumidores podem registrar suas reclamações. O novo espaço irá intermediar os conflitos entre fornecedores e compradores, com abrangência em todo o território nacional.
Para utilizar o novo serviço, os consumidores devem acessar o endereço www.consumidor.gov.br e registrar uma queixa com até 3.000 caracteres. A empresa terá dez dias para responder à reclamação. O usuário, então, dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento, avaliação que ficará disponível em forma de indicadores e rankings no portal.
Segundo o governo, 62% dos consumidores não tem o hábito de reclamar. Dos que exercem seu direito, a maioria tenta resolver o problema com o próprio fornecedor. Uma pequena parcela de 11% recorre ao Procon e outros 9% publicam seu descontentamento nas redes sociais. O custo de tempo de uma reclamação e a falta de perspectiva de solução do problema é apontado por 68% dos compradores como um motivo para não ir ao órgão de defesa.
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