Alibaba.com e Taobao abrem as portas para empresários japoneses na China
A gigante do e-commerce chinesa, Alibaba.com, lançou um auxilio para ajudar os fabricantes japoneses a entrarem no mercado em rápida expansão da China.
A filial do Alibaba.com com sede em Tóquio afirmou que o novo serviço utilizará o Taobao, que é o maior site de varejo da China, para ajudar os produtos japoneses a entrarem neste novo mercado.
“Os produtos japoneses de alta qualidade são muito populares no Taobao, e por isso temos recebido pedidos de usuários para comprar diretamente de empresas japonesas estes produtos, afirmou o CEO da Taobao, Jonathan Lu.
O presidente do Alibaba.com no Japão, Makoto Koyama, afirmou que: “É indispensável para as empresas japonesas buscarem capitalizar sobre as novas demandas criadas pela China e outras nações emergentes e levar a economia japonesa a uma recuperação.”
“Esta claro para qualquer um que o mercado chinês e de outras economias emergentes estão em crescimento, enquanto o mercado japonês está estagnado”, afirmou Koyama, referindo-se as duas décadas de crescimento lento da economia japonesa. “Todos os países desenvolvidos estão procurando explorar as demandas das economias emergentes, mas as empresas japonesas estão atrasadas neste processo”.
Ao falar dos complicados procedimentos que as empresas japonesas têm de lidar para obterem licenças de comércio das autoridades chinesas, o Alibaba disse que irá cortar o período de dois anos de espera em pelo menos dois terços.
Para atender as necessidades especificas dos consumidores chineses, o Alibaba disse que irá também oferecer armazéns, gestão de websites e suporte aos clientes. Uma fabricante japonesa de shampoo medicinal é a primeira empresa, e as vendas estão programadas para se iniciarem em janeiro de 2012.
O mercado de comércio eletrônico chinês cresceu rapidamente e alcançou a marca de ¥ 6,6 trilhões em 2010, afirmou o Alibaba.
Usuários registrados do Taobao, que é propriedade do Alibaba Group, chegaram a 370 milhões em janeiro de 2011, com operações diárias que somam ¥ 14 bilhões.
Categoria: Parcerias