Alibaba Group confirma: “vamos lançar sistema operacional para smartphones”
A empresa líder em e-commerce na China, o Alibaba Group, afirmou na sexta-feira que irá lançar um sistema operacional móvel, se juntando a gigantes como Google e Apple no mercado de softwares para smartphones.
O grupo também lançará simultaneamente o seu primeiro smartphone, em evento a ser realizado na próxima semana em Beijing, afirmou o porta-voz da empresa Florence Shih para a agência de notícias AFP.
O valor de venda dos aparelhos deve ficar entre 2.000 e 3.000 yuans (US$ 309-463), e oferecerá diversos serviços “cloud”, juntamente com mapeamento pré-instalado e software de mensagens instantâneas, acrescentou Shih.
Os serviços “cloud” permitem a usuários acessar aplicações e armazenar seus dados em servidores remotos ao invés de seus desktops ou dispositivos móveis.
As vendas de smartphones chegaram a 19.910 unidades no primeiro trimestre de 2011, um aumento de 4,8% sobre o período anterior, de acordo com empresa de pesquisas sediada em Beijing Analysys International.
Entretanto, especialistas deste mercado expressam ceticismo sobre as perspectivas da nova participante em um mercado já saturado e dominado pelos sistemas operacionais Android do Google, pelo iOS da Apple e pelo Symbian, plataforma desenvolvida pela Nokia.
“Seria um grande desafio para sistemas operacionais menores se expandirem em um mercado bastante estável neste momento” afirmou Li Muzhi, analista da consultoria sediada em Honk Kong Mizuho Securities.
“Se o Alibaba quiser ser bem sucedido, sua plataforma deverá ser aberta e ter características que beneficiem tanto os usuários quanto os fabricantes”
O Alibaba afirmou que seus aparelhos serão produzidos pela empresa de Beijing Telecommunications Equipment, com chips fabricados pela gigante americana Nvidia.
A empresa também está negociando com produtores para desenvolver tablets que contenham o seu sistema operacional, afirma Shih, sem revelar o nome de seus potenciais parceiros.
Categoria: Lançamentos