Amazon.com deve iniciar operação de varejo em setembro no Brasil, diz jornal
A norte-americana Amazon deve iniciar sua operação de varejo na web brasileira a partir do início do mês de setembro de 2012, segundo informações publicadas na edição impressa desta quarta-feira (21/03) do jornal Brasil Econômico.
Embora seja desconhecida a quantia que a varejista pretende investir em sua nova operação, poucos arriscariam dizer que ela não vem para brigar pela liderança com grupos poderosos do e-commerce brasileiro, como a B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e a Nova Pontocom (Extra, Casas Bahia e Ponto Frio).
Ainda assim, se for confirmada esta informação, não será uma tarefa fácil o processo de consolidação da Amazon em terras brasileiras, não só pela concorrência, mas pela infraestrutura de logística, por exemplo, que é extremamente complexo de se gerir, principalmente em um país com a extensão territorial do Brasil.
Neste sentido, é esperado que a Amazon.com inicialmente comercialize produtos de pequeno porte e que possam ser transportados via Correios, como livros e DVDs. Além disso, segundo o jornal, a varejista estaria à procura de um centro de distribuição no Estado de São Paulo.
A Amazon.com fechou o ano de 2011 com um faturamento de 48,8 bilhões de dólares, sendo US$ 17,4 bilhões movimentados somente no quarto trimestre, o que a torna a maior empresa de e-commerce do mundo.
Categoria: Lançamentos
“principalmente em um país com a extensão territorial do Brasil.”? Mas os EUA também são um país muito grande em território, mas eles tem boas empresas de logística.
Acho que o desafio da Amazon será o layout do site, se eles não adaptarem para um site mais simples e com mais imagens ao invés de textos o público daqui vai é se assustar com o esse ecommerce.
Olá Rafael
Exatamente. Embora o território seja parecido, as condições e segurança das estradas (assim como o serviço prestado pelas transportadoras) são completamente diferentes, o que acaba dificultando as operações, até mesmo para uma empresa como a Amazon.com. Neste contexto, quanto maior é o território, maior é a dificuldade.
Abss
Estou a uns seis meses estudando um plano de negócios para montar minha loja virtual, sou super fã da amazon e a tomo como exemplo, mas devo confessar que essa notícia me desanimou um pouco, será que com a vinda da amazon para o brasil ainda terá espaço no e-commerce brasileiro para as lojas virtuais de médio/pequeno porte?
Desde que elas atendam a um determinado nicho, sim. Mas se elas quiserem vender produtos generalistas (DVDs, livros, etc) para competir com a Amazon e outros gigantes, sem chance.
É fato que a Amazon vem para brigar pela liderança…
O desafio logistico é o mesmo, tanto para amazon, B2W ou a loja virtual da “esquina”…Não adianta reclamar…
A Amazon com seu poder de realizar acordos comerciais vai fazer barulho no mercado.