Executivo dá dicas para campanhas de Win-Back no e-mail marketing

| 15/09/2014 - 17:10 PM | Comentários (0)

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O email continua a ser um dos caminhos mais agressivos e de melhor custo-benefício para as marcas se manterem conectadas a seu público-alvo, porém os profissionais de marketing ainda têm como principais obstáculos maximizar o crescimento da audiência e alcançar a caixa de entrada do público alvo.

Country Manager da Return Path, Louis Bucciarelli recomenda atenção à lista de inativos. “Os profissionais de email marketing que não tentam resgatar seus usuários inativos ou param de enviar emails rapidamente para esses usuários, aparentemente estão excluindo assinantes valiosos de seus mailings”. Diante desse cenário, o executivo listou algumas dicas de reengajamento:

– Use um template e linha de assunto mais curtos (por exemplo, “sentimos sua falta” ou “foi algo que dissemos?”), que difere de seus emails atuais, para tentar chamar a atenção.

– Ofereça um call to action claro.

– Se os endereços de email não receberam mensagens por um longo período de tempo e o tamanho do mailing for grande, envie campanhas de reengajamento de um IP diferente daquele usado para enviar para assinantes ativos e engajados.

– Crie uma agenda de throttling com base no tamanho total da campanha de reengajamento e envie quantidades menores para monitorar reclamações, unsubscribes e usuários desconhecidos.

– Não envie apenas um email de reengajamento. Teste uma variedade de conteúdo e calls to action diferentes para tentar reengajar assinantes.

– Se fornecer um incentivo, teste as diferentes ofertas. De acordo com a pesquisa Return Path, incentivos “$ de desconto” têm desempenho melhor que “% de desconto”. Faça uma oferta verdadeiramente convincente e difícil de ignorar.

– Experimente o tom e o sentimento que combinam com a sua marca. Teste para determinar se suas campanhas melhorarão com uma abordagem simples e direta, ou um apelo mais emocional.

– Se possível, use quaisquer dados adicionais existentes (além do último engajamento) para personalizar o email e aumentar a chance de reengajamento. Lembre assinantes sobre o valor de receber emails de sua marca.

– Uma vez que a campanha de reengajamento inicial foi testada e disparada, crie uma campanha triggered otimizada que pode ser enviada para os assinantes inativos, quando atingirem o limite de inatividade definido.

– Analise o conteúdo e métricas de sua campanha de reengajamento regularmente para garantir que continuam gerando resultados positivos.

– Solicite feedback. Entender por que esses assinantes pararam de engajar pode ajudar a traçar uma estratégia futura para o programa de email e reduzir a inatividade do assinante.

– Não remova assinantes imediatamente após o envio de uma campanha de reengajamento. Proporcione a oportunidade para os assinantes reengajarem com a sua marca.

– Quando você remove assinantes, seja explícito em comunicar os próximos passos e honrar essas declarações. Deve ficar claro em que momento o email vai parar de ser enviado.

Para os interessados em se aprofundarem sobre o tema, a Return Path compilou as melhores práticas para reengajar os usuários inativos e reduzir o risco de queda na entregabilidade. As conclusões estão registradas no ebook “Programa de Email Win-Back: todo mundo recomenda, mas será que funciona mesmo?”. O material pode ser baixado pelo link: br.returnpath.com/ebook-win-back

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Categoria: Lançamentos

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