Loja virtual do Walmart vai vender produtos sustentáveis
O site de comércio eletrônico do Walmart Brasil agrega uma nova categoria à sua loja virtual, o E-Commerce Solidário. Através de uma parceria com a empresa social Solidarium, a ideia é levar aos consumidores produtos desenvolvidos por diversas comunidades brasileiras. São itens de decoração e design feitos artesanalmente em todas as regiões do país.
“A sustentabilidade já faz parte da nossa estratégia de negócio e está inserida nas nossas relações comerciais, nas nossas construções e em todas as nossas iniciativas. Vender produtos mais sustentáveis e com apelo social e, com isso, contribuir para o desenvolvimento das comunidades se encaixa perfeitamente na nossa maneira de ver a sustentabilidade de maneira ampla, completamente inserida no negócio”, diz Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart Brasil.
A parceria do Walmart.com.br deve permitir que pequenas comunidades e produtores comercializem seus produtos em qualquer lugar do Brasil. A linha “Solidário” é composta inicialmente por cerca de 100 itens. O projeto beneficiará 13 empreendimentos localizados nos estados do Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais.
Ao todo, são mais de 150 mulheres e homens que contarão com suporte na ampliação das suas vendas. Com a venda, essas comunidades serão beneficiadas com um aumento de sua demanda, renda e oportunidades de trabalho. Além disso, com o suporte da Solidarium, é possível oferecer um diferencial na negociação com o site, que antecipa 50% do pagamento para cada encomenda feita.
“Esse é um importante passo para nos tornarmos o primeiro comércio eletrônico do varejo a abraçar as causas sociais e ambientais. Com a nossa base de clientes, otimizamos também a capacidade de disseminação do canal. Ou seja, além de atrairmos novos clientes, que passam a conhecer o que temos no site, ainda cumprimos o papel de oferecer ao consumidor uma escolha sustentável”, completa Dias.
O walmart.com.br, lançado em 2008, conta com cerca de 50 mil itens em seu portifólio, dividido em 17 categorias. As vendas em 2009 superaram em 250% das estimativas para o ano. Assim, o site antecipou investimentos de infraestrutura logística e sistemas e prevê dobrar as vendas até o final do ano.
“O Instituto Walmart sempre foi um grande parceiro da Solidarium no desenvolvimento dessas comunidades. Agora, sendo o link para abrir as portas da loja virtual da empresa, para criar com a Solidarium algo inédito no Brasil”, diz Tiago Dalvi, Diretor Executivo da Solidarium Comércio Justo.
Categoria: Lançamentos, Notícias