Mais compras online
Os computadores a preços populares e a oferta de crédito deram à classe média poder de compra no varejo eletrônico.
Mais da metade dos 64,8 milhões dos usuários de internet no país são das classes C, D e E, segundo dados do Ibope Nielsen Online.
Medidas de inclusão digital e a forte concorrência no setor de informática fizeram com que a classe C puxasse seguidos crescimentos na base de internautas no Brasil. Hoje é possível comprar em prestações micros de mesa por menos de R$ 1 mil.
Analista de mídia do Ibope Nielsen Online, José Calazans, explica que, embora o computador já esteja ao alcance nesta parcela da população há pelo menos dois anos, só agora as compras pela internet começam a decolar.
– As pessoas com renda mais baixa estão dominando a internet há pouco tempo, isso por causa das lan houses, que facilitaram bastante esse acesso. Agora que estão conseguindo comprar o primeiro computador. Ter uma máquina própria significa mais segurança na hora da opção pelo comércio eletrônico. Esse mercado só tem a crescer – garante ele.
O desafio das empresas é repensar a estratégia online. Que o diga as Casas Bahia, maior rede varejista do país, que lançou o seu site de comércio eletrônico em fevereiro. Com investimentos de R$ 3,7 milhões, a meta da loja online é responder por até 2% do faturamento na rede no primeiro ano de funcionamento.
Aqui no Estado, a rede Koerich foi pelo mesmo caminho e estreou a sua loja virtual no mês passado.
Fonte: www.clicrbs.com.br