Medo de usar cartão de crédito é empecilho em compras pela internet
Apesar do acesso à web feito em casa ter aumentado este ano, a predisposição do consumidor para fazer compras online ainda não é das melhores. Conforme divulgado no blog de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da BrandWorks, empresa especializada em marketing de varejo, em março de 2009 a internet residencial brasileira chegou a 25 milhões e meio de usuários ativos. Isso representa um crescimento de 12% sobre março de 2008. Os dados são do IBOPE Nielsen Online.
A informação que surpreendeu, no entanto, é resultado de uma pesquisa do Instituto Quorum Brasil, da última semana. Nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Salvador, pelo menos, apenas 13% da população têm o hábito de fazer compras pela internet. Curiosamente, o maior percentual de consumidores virtuais está na classe B, na qual 1/3 dos entrevistados possuem esse costume.
Um dos maiores empecilhos para a disseminação das compras online é o medo de usar o cartão na internet e de não receber os produtos adquiridos. Em São Paulo o nível de confiança atinge 63% da população. Mas, em Salvador, por exemplo, apenas 43% confiam nas lojas virtuais. Em Porto Alegre, essa proporção é praticamente de 50%.
Os homens e as pessoas mais jovens possuem maior propensão em confiar nas transações online. Ao contrário, mulheres e consumidores maduros são mais resistentes. Em resumo, apesar do fantástico crescimento da quantidade de internautas no Brasil, o comércio eletrônico ainda não conseguiu vencer seu maior inimigo – a desconfiança do consumidor.