Mais de 86 % dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com o comércio eletrônico
O comércio eletrônico brasileiro foi aprovado por 86,3% das pessoas que compraram algum item pela internet no mês de abril. Esta é a principal constatação do “Índice de Confiança do e-consumidor” que acaba de ser lançado pela consultoria e-bit, em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), dedicado a orientar o usuário da rede quanto às melhores práticas de navegação.
O patamar de aprovação alcançado em abril foi o maior do ano, já que nos três meses anteriores (janeiro, fevereiro e março) a satisfação dos compradores havia ficado em 85,87%, 85,59% e 85,90% respectivamente. “Embora sejam obtidos com metodologia diferente, o índice médio de satisfação nos EUA é de 82%. Considerando o fato de que a cultura de compras não presenciais é muito mais disseminada entre os americanos do que no Brasil, temos uma prova de que, apesar de certa dose de alarmismo, o comércio eletrônico brasileiro é seguro e atende às expectativas dos consumidores”, afirma o coordenador do Movimento Internet Segura, Djalma Andrade.
Ao longo destes três primeiros meses de 2009 o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 2,9 bilhões, número 24,6 % superior ao mesmo período do ano passado.
Andrade comenta que o lançamento do “Índice de Confiança do e-consumidor” em parceria com a e-bit proporcionará um acompanhamento mais próximo da relação das lojas eletrônicas com seus clientes. “Teremos um termômetro divulgado mensalmente e mostraremos com isso que, adotando um comportamento seguro, o usuário pode sim confiar na internet como uma forma de fazer compras com maior comodidade, rapidez e praticidade”, diz.
O diretor geral da e-bit Pedro Guasti explica que a avaliação dos consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, sendo uma no ato da compra e a outra após o recebimento do produto.” O sistema assegura que somente compradores efetivos preencham os formulários. Assim os resultados obtidos refletem exatamente a opinião de quem efetivamente experimentou o canal internet para consumo”, afirma.
A e-bit tem atualmente mais de 1.500 lojas conveniadas e foram coletadas 420.704 pesquisas em lojas de todo o Brasil entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2009 para a consolidação da 1ª edição do Índice de Confiança do e-consumidor.
Segundo Pedro Guasti, nos questionários as pessoas são convidadas a opinar sobre os dez seguintes quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.