Baidu anuncia investimento de US$306 milhões na Qunar.com
O motor de busca chinês, Baidu.com, anunciou que investirá US$ 306 milhões na compra das ações da Qunar.com, motor de busca de viagens sediado na China.
O investimento irá tornar o Baidu.com o acionista majoritário do Qunar, que oferece aos consumidores chineses buscas em tempo real por passagens aéreas e de trens, hotéis e pacotes de turismo.
As partes esperam que a transação seja concluída no terceiro trimestre de 2011. Após o investimento, a Qunar continuará operando como uma empresa independente, mas ambas cooperarão em certas áreas de busca de viagens online. A Baidu financiará o investimento com a obtenção de empréstimos.
A Qunar.com é uma joint venture de propriedade dos fundos de investimentos GSR Ventures, Mayfield Fund, Tenaya Capital e GGV Capital, e tem sofrido bastante nos últimos tempos com batalhas legais e acirramento da competição. Seu principal competidor é o site chinês Quna.com, site que tem diversas similaridades com o Qunar.com, que tem a marca, URL, estilo do site e serviços relacionados a turismo e viagens parecidos com os oferecidos pelo concorrente. O detalhe é que a Quna.com surgiu dois anos antes.
A empresa Quna.com, que tem sede na cidade chinesa de Guangzhou, anunciou no final de 2009 que estava entrando com um processo contra a Qunar.com em que protesta contra o registro da marca pela concorrente. Nenhuma das partes declarou se o processo seguiu adiante.
Em 2009, a Qunar.com perdeu um processo judicial em Pequim para o líder chinês do mercado de vendas online de viagens, o Ctrip.com. Em abril de 2008, o Ctrip.com afirmou descobrir que a Qunar.com estava copiando e alterando artigos seus. O caso foi parar no Haidian Tribunal Popular de Pequim em 12 de novembro de 2008, e posteriormente o tribunal anunciou a sua decisão, na qual afirma que a Qunar.com tinha agido com comportamento ilícito e deveria fazer formalmente um pedido de desculpas a ser publicado por 24 horas na primeira página de seu site e pagar as taxas de danos morais, além das custas judiciais.
Categoria: Parcerias