L’Occitane sela parceria com BuscaPé Financial Services
Menos de um ano após iniciar suas operações em comércio eletrônico no Brasil, a L’Occitane, fabricante francesa de itens de cosméticos, perfumaria e beleza, já comemora a expansão das vendas online em seus carrinhos de compras virtuais. Entre os best-sellers da marca no Brasil, 5º maior mercado da grife no mundo, destacam-se produtos para o corpo e as mãos e cosméticos a base de amêndoa. Na vitrine do br.loccitane.com, os e-shoppers também podem comprar vouchers para spas, outro serviço bastante significativo no comércio digital da L’Occitane. “Surpreendentemente, a procura pelos nossos vouchers para spas chega a ser maior no site do que nas lojas físicas”, afirma Benjamin Beaufils, Diretor Comercial da L’Occitane.
Mas toda essa operação poderia ficar comprometida se o sistema de transações eletrônicas no site fosse vulnerável a fraudes ou mesmo restrita a um único canal de cobrança eletrônico. Em ambos os cenários, o prejuízo financeiro ficaria com a fabricante. Sabendo da sua expertise em softwares de segurança e meio de pagamento, a L’Occitane procurou a BuscaPé Financial Services para adotar parâmetros de qualidade.
Desde o início das vendas pela web, em novembro de 2010, todas as operações financeiras do site são garantidas pelo Pagamento Digital, plataforma de gerenciamento de pagamentos online, respaldadas pela Fcontrol, empresa que atua no controle de risco e soluções anti-fraude para transações online, ambas marcas da BFS, divisão de serviços financeiros do Grupo BuscaPé. “Sabemos que no Brasil há muita incidência de fraudes online. Como esse não é o nosso business, resolvemos transferir toda essa preocupação para o Pagamento Digital”, afirma Beaufils. “A escolha da solução foi decisiva, pois a empresa tem toda a estrutura e tecnologia necessárias para nossa loja virtual. Não temos chargeback“, completa o executivo, referindo-se ao grande fantasma para os lojistas virtuais. Chargeback é o termo usado no mercado quando o portador do cartão de crédito não autoriza as despesas expressas no extrato enviado pelo banco e a transação é automaticamente estornada. Caso o produto já tiver sido entregue, o prejuízo fica com o lojista.
De acordo com os relatórios do Pagamento Digital e da Fcontrol, de janeiro a julho deste ano, foram constatadas diversas tentativas de fraude no site da L’Occitane, todas interceptadas pelo sistema, evitando perda financeira significativa para a fabricante. Outra constatação da análise é que o tíquete médio das transações fraudulentas é maior que o de operações aprovadas – na maioria das vezes, o pirata virtual tenta burlar o pagamento com compras altas, como em um caso barrado em que o pedido foi de R$ 896. No histórico de detalhes de cancelamentos, é possível observar também que fraudadores chegaram até mesmo a cadastrar telefones de instituições de tratamento de câncer para criar contas falsas.
A sofisticação das fraudes online e a falta de um sistema confiável e certificado internacionalmente que autoriza a aplicação e os processos de pagamento inibem a expansão do e-commerce das empresas em todos os cantos do planeta, como também é o caso da L’Occitane. “Ainda não estamos presentes com uma plataforma de comércio virtual em alguns países por questões relativas ao alto registro de transações fraudulentas”, explica Beaufils. Por isso, a solução adotada no Brasil foi considerada exemplo de sucesso pela área global de e-commerce da L’Occitane.
“O Grupo BuscaPé vem unindo marcas e soluções para oferecer ao mercado todo o pool de serviços ligados ao comércio eletrônico. A BuscaPé Financial Services não tem como única preocupação intermediar o pagamento eletrônico para os lojistas, mas garantir que as transações sejam efetuadas sem fraudes e perdas financeiras, ajudando a impulsionar o e-commerce nacional”, ressalta Marcos Cavagnoli, vice presidente da BuscaPé Financial Services.
Principais suspeitas de fraude no site da L’Occitane barradas pelo Pagamento Digital e Fcontrol:
- BINs (6 primeiros números do cartão de crédito) e CPFs com registros anteriores de operações negadas
- Endereço de entrega, CPF e/ou telefone identificados na lista de transações suspeitas
- Clientes que, com o mesmo CPF, indicaram endereços de entrega diferentes
Além de barrar as fraudes, outro facilitador ajudou a impulsionar os negócios online da L’Occitane no Brasil. Através do Pagamento Digital, o site disponibiliza mais de 10 meios de pagamento para os e-shoppers, incluindo pagamento através de boleto ou transferência bancária. Dentro deste cenário amigável para as vendas, o site expandiu sua atuação, antes concentrada apenas nas regiões Sul e Sudeste, para o restante do país. Hoje, o meio de pagamento preferencial no br.loccitane.com são os cartões de crédito, seguidos por boleto e por transferência bancária.
A L’Occitane conta hoje com 74 lojas próprias e uma ação multicanal que inclui além do e-commerce, o segmento corporativo, amenities de hotel, farmácias e revendas. Provando que deixou de ser coadjuvante em seus negócios globais, o Brasil está na lista dos mercados prioritários da empresa, sendo um dos que mais receberá investimentos da marca nos próximos anos. O mercado brasileiro de cosméticos é o terceiro maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Japão.
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