Preços no e-commerce cedem 0,35% em março de 2016
O Índice FIPE/Buscapé teve queda mensal de -0,35% em março de 2016, sendo o segundo mês com queda após 5 sucessivos meses de elevação. A série de 62 meses – mais de cinco anos – é caracterizada por queda de preços em 45 meses, ou 73% do período, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE/Buscapé refletem o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são mais frequentemente comprados no mesmo.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, sete apresentaram queda de preço no mês de março/16, conforme a figura 2: Esportes e Lazer (-1,11%), Moda e Acessórios (-1,04%), Eletrônicos (-0,82%), Telefonia (-0,72%), Fotografia (-0,69%) Casa e Decoração (-0,21%) e Eletrodomésticos (-0,20%). Das 159 categorias pesquisadas, 95, ou 90%, tiveram queda média de preço de -1,05%, com destaque para: “churrasqueira” (-4,10%), “mochila” (-3,80%), “ventilador/circulador” (-2,89%), “bola de futebol” (-2,86%), “aspirador de pó” (-2,61%), “aquecedor de ambiente” (-2,60%) e “micro system” (-2,54%). Três dos dez grupos tiveram aumento de preço: Cosméticos e Perfumaria (1,05%), Informática (0,22%) e Brinquedos e Games (0,01%). Das 159 categorias de produtos pesquisadas no mês de março, 64, ou 40%, tiveram aumento médio de preço de 0,86%, com destaque para: “base” (4,52%), “som automotivo” (3,76%), “repelente” (2,82%), “secadora de roupas” (2,56%), “pen drive” (2,55%), “cartucho para impressora” (2,37%) e “perfume” (1,96%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Mar16/Fev16)
Considerando-se as variações anuais (mês t/mês t-12), manteve-se a expressiva reversão de tendência ao longo dos últimos 12 – abril/15 (1,37%), maio/15 (1,21%), junho (0,26%), julho (2,03%), agosto (1,98%), setembro (3,54%), outubro (4,17%), novembro/15 (6,92%) e, principalmente, dezembro/15 (9,24%), janeiro/16 (9,01%), fevereiro/16 (10,72%) e março/16 (10,78%) – dado que a variação média anual situava-se em um patamar de -3%, conforme ilustra a figura 3. Se observar-se o início da série do Índice FIPE/Buscapé, a variação anual passou de um patamar de cerca de -10% para cerca de +10%, ou seja, a variação anual aumentou cerca de 22%. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 10,5%, e também a valorização do dólar, que apresenta forte ascensão ao longo dos últimos cinco trimestres: 1º tri15/14 (21,6%), 2º tri15/14 (37,7%), 3º tri15/14 (54,8%), 4º tri1/14 (50,7%) e 1º ti16/15 (34,0%). É importante ressaltar, neste sentido, que algumas categorias que têm peso significativo no e-commerce são influenciadas de forma defasada pelo aumento do mesmo: Eletrônicos, Informática, Fotografia e Telefonia.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual apenas 0,33% superior à variação dos preços médios do IPCA no período fev16/fev15, e que enquanto neste período os preços do e-commerce subiram 10,72%, o IPCA registrou aumento de 10,36%. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. Os números da série em geral traduzem uma significativa competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o crescimento do setor, que em 2015 foi de 15,3% em termos nominais, e de 13,3% em termos reais, com base na variação média anual de 1,79% do Índice FIPE/Buscapé. Este crescimento é bastante relevante considerando-se que o PIB caiu -3,8%, e significa que o e-commerce teve um crescimento de 17,7% acima da economia neste contexto recessivo.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)
No período anual março16/março15, dos 10 grupos pesquisados, 8 apresentaram aumento de preço e apenas 2 apresentaram queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -10,38%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 16,45% em Informática, conforme ilustra a figura 5. Das 159 categorias pesquisadas, 144, ou 91%, tiveram aumento médio de preço 11,15%, e apenas 15, ou 9%, tiveram queda média de preço de -2,24%.
O grupo com maior queda anual de preço em março16/março15 foi Moda e Acessórios (-10,38%), muito influenciado por “tênis” (-13,88%), e o segundo grupo com queda de preço foi o de Telefonia (-0,26%) – devido a “celular/smartphone” (-0,78%). O grupo com maior aumento de preço foi o de Informática (16,45%) – no qual se destacaram “cartucho para impressoras” (25,05%) e “notebook” (19,89%). Este grupo foi seguido por Eletrodomésticos (14,06%), influenciado pelos aumentos de preços em “lavadora de alta pressão” (21,13%) e “forno elétrico” (19,58%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual março16/março15, além dos já citados, foram: “panela de pressão” (22,96%), “coifa/exaustor” (22,93%), “purificador de água” (20,66%), “frigobar” (20,00%), “secador de cabelos” (19,43%), “no break” (18,54%), “impressora” (16,97%), “secadora de roupas” (16,96%), “climatizador” (16,52%) e “microondas” (16,45%). Os que tiveram maiores quedas foram: “tênis” (-13,88%), “chuteira” (-11,08%), “cooler para bebidas” (-4,26%) e “piscina” (-4,15%).
Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Mar16/Mar15)
Os aumentos anuais de 10,78% do Índice FIPE/Buscapé no período março16/março15, 10,72% em fevereiro/16, 9,01% em janeiro/16 e 9,24% em dezembro/15 revertem uma longa série de quedas anuais e aproximam-se bastante das variações dos índices gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 10,36% e 10,45%, respectivamente, no período fevereiro16/fevereiro15. A reversão e aproximação dos índices deveram-se particularmente ao impacto do câmbio sobre os produtos que são predominantemente comprados por meio do e-commerce. Os principais fatores que explicam as diferenças de preços no período anterior à convergência são: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços