Pesquisa aponta os eletrodomésticos mais vendidos pela internet
As lavadoras de roupas e os refrigeradores foram os itens mais vendidos pelainternet na categoria Eletrodomésticos. Segundo pesquisa feita pela consultoria e-bit, esses produtos representaram, cada um, 7% do volume transacional. Em seguida aparecem os fogões, com 6% de participação. Isso no período entre fevereiro e março de 2009, antes da redução do IPI para a categoria. Já nos meses após a queda da alíquota (maio e junho), os números aumentaram para 12%, 10% e 10% respectivamente para os mesmos produtos.
As vendas de aquecedores de ambiente tiveram destaque no período. O produto subiu da 19ª posição que ocupava em fevereiro e março para a 7ª posição. A onda de frio, característica da época, e a redução do IPI foram, provavelmente, dois dos fatores contribuintes para este crescimento, de acordo com a e-bit.
Os eletrodomésticos apresentaram um dos maiores crescimentos no ranking de produtos mais vendidos pela internet e estão entre as três categorias mais vendidas em junho de 2009. Nos meses de fevereiro e março, o e-commercefaturou cerca de R$ 242 milhões com a venda de eletromésticos. Esse número aumentou para R$ 327 milhões em maio e junho, o que representa um crescimento de 35%. O número de pedidos também subiu. Foram388 mil compras de eletrodomésticos, subindo para 475 mil nos respectivos meses, uma alta de 22%. “A carga tributária no Brasil é muito elevada e qualquerredução aplicada na cadeia econômica impacta diretamente no resultado de vendas. Isso ocorreu com automóveis, eletrodomésticos e outros setores da economia”, afirma Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.
O tíquete médio de eletrodomésticos sofreu forte variação durante os meses apurados. Em fevereiro e março, o valor médio gasto por compra era de R$ 625 e R$ 622, respectivamente. Após a redução do IPI, o valor do tíquete médio em maio e junho cresceu, chegando a R$ 688.
Marcas preferidas pelo consumidor
A pesquisa apontou também quais são as marcas mais vendidas entre os eletrodomésticos. No período de 1° de maio deste ano a 30 de junho, a Consul ficou entre as três primeiras colocadas na venda de refrigeradores, junto com Electrolux e Brastemp.
De acordo com dados da e-bit, o refrigerador Electrolux Celebrate Blue Touch DF50 430 Litros Branco teve 71% das vendas destinadas aos homens. Por outro lado, as mulheres foram maioria na comercialização do refrigerador Electrolux Cycle Defrost DC33 251 Litros, com 56%
Entre as lavadoras de roupas, a Brastemp e a Electrolux aparecem como as marcas “top of mind” entre os consumidores online. Essas marcas representam 64% das vendas. Na hora de adquirir uma cafeteira, os consumidores preferiram as marcas Arno, Electrolux ou Britânia, com 55% das escolhas.