34% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday, revela pesquisa
A OLX, plataforma de classificados online, realizou uma pesquisa entre seus usuários, com o intuito de mapear a intenção de compra e venda de produtos na Black Friday 2015, que acontece em 27 de novembro. A pesquisa online – que consultou 2.659 pessoas, entre os dias 9 e 12 de novembro – identificou que 34% dos entrevistados pretendem comprar produtos durante a data promocional e mais da metade dos consultados (55%) está disposta a vender um item usado na OLX, como forma de levantar um dinheiro extra para realizar as compras.
O levantamento mostra também que 30% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais de R$ 500,00 com compras na Black Friday 2015, sendo que 17% planejam investimentos de até R$ 1.000,00, 7% até R$ 2.000,00 e 6% mais de R$ 2.000.
Quanto está disposto a gastar na Black Friday 2015?
“Mesmo com o cenário econômico recessivo, esse estudo confirma que a Black Friday deve manter-se como uma importante data do varejo brasileiro neste ano. O que tende a mudar é o fato de que um número maior de consumidores deve vender produtos usados na OLX como forma de fazer um dinheiro extra para adquirir os itens novos”, afirma Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.
A pesquisa da OLX mostra ainda que 82% dos entrevistados afirmam ter produtos em casa usados que poderiam ser vendidos na plataforma de classificados online gratuitos. Entre os itens com mais potencial de vendas, 31% citaram que possuem artigos para casa, 29% eletrônicos e celulares e 20% veículos.
Potencial de vendas dos classificados online
De acordo com uma recente pesquisa do IBOPE, encomendada pela OLX, o mercado de classificados online no Brasil tem o potencial de movimentar cerca de R$ 105 bilhões e, em média, as pessoas têm cerca de R$ 1,8 mil em produtos usados em casa que poderiam ser vendidos na internet.
“Desde a fundação da OLX no Brasil, a empresa tem trabalhado na disseminação da cultura de compra e venda de usados na internet entre os brasileiros, como parte de uma nova forma de consumo consciente – a exemplo do que já acontece em países desenvolvidos, como Estados Unidos e parte da Europa. A crise tem acelerado a percepção das pessoas para a importância de valorização dos usados”, pontua o CEO da OLX Brasil, a qual tem hoje cerca de 12 milhões de anúncios ativos, com uma média diária de 120 milhões de pageviews e 477 mil contatos entre compradores e vendedores. Atualmente, 60% das transações na plataforma são realizadas por meio do aplicativo para dispositivos móveis (smartphones).
Categoria: Pesquisas