Crise impulsiona transações na plataforma OLX

| 30/09/2015 - 10:51 AM | Comentários (0)

chart

A OLX, plataforma de classificados online gratuitos, tem contabilizado um aumento no volume de transações de compra e venda na plataforma como reflexo do comportamento dos brasileiros, frente ao cenário de crise econômica do país. Nos últimos seis meses (de março a agosto de 2015), o número de anúncios na plataforma teve um crescimento de 37%.

“Um número crescente de brasileiros tem percebido que a venda de usados pode ser uma fonte de receita adicional. Ao mesmo tempo em que, com orçamentos menores, as pessoas têm preferido a compra de um item usado que, em média, pode ter um custo 40% a 70% menor do que um novo”, afirma Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil. “A OLX representa um importante aliado dos brasileiros nesse período de crise, ao oferecer uma plataforma totalmente gratuita, que conecta compradores e vendedores de forma simples e rápida”, acrescenta.

De acordo com uma pesquisa recente do IBOPE, encomendada pela OLX, os brasileiros têm em casa uma média de R$ 1,8 mil em produtos usados e que poderiam ser vendidos. Ao todo, trata-se de um mercado total com um potencial de R$ 105 bilhões, ou seja, quase três vezes o segmento de e-commerce no país em 2014.

Em média, estima-se que apenas 5% dos brasileiros utilizam plataformas de classificados online gratuitos para a compra e venda de produtos. No entanto, a OLX acredita que o cenário de crise, somado aos investimentos que a empresa tem feito para disseminação da cultura de classificados online no país e às facilidades de uso do aplicativo móvel da marca, tendem a impulsionar uma ampliação no uso desse tipo de plataforma, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos e em países da Europa.

Aplicativo móvel: pilar de crescimento da OLX

Como forma de facilitar a compra e venda na plataforma, a OLX tem feito investimentos constantes no seu aplicativo para dispositivos móveis, o qual já corresponde a 60% das transações da empresa. Um dos segredos para o sucesso dessa tecnologia está no fato de que ela permite, por meio de um mesmo equipamento, tirar fotos, postar os anúncios e realizar a negociação de compra e venda com os interessados.

“As pessoas que usam o app costumam realizar três vezes mais transações do que aquelas que utilizam a plataforma OLX pelo site tradicional”, pontua Oudshoorn, que acrescenta: “o que confirma a praticidade e facilidade de uso do aplicativo”.

Tags: , , ,

Categoria: Balanços

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.