Black Friday 2014 deve alterar comportamento de compra do consumidor no período
Data que movimentou R$ 424 milhões em 24 horas no último ano, o Black Friday se posiciona atualmente como evento de maior relevância para o varejo online no país. Para a edição de 2014 a ClearSale, empresa especializada na prevenção e detecção de fraudes do comércio eletrônico brasileiro, responsável por mais de 80% das análises feitas no mercado, acredita na mudança de comportamento do consumidor para o evento. Em comparação com o mesmo período de um ano sem Black Friday, é possível apontar uma retração nas vendas até o Natal, com maior concentração no final de novembro.
Até novembro deste ano o e-commerce apresentou um crescimento de 20% e a empresa espera que isso se reflita no Black Friday, também com um tíquete médio maior que da edição 2013. E ao invés de concentrar-se na parte da tarde, as compras serão feitas mais durante a madrugada do dia 28, quando tem início o evento.
Para Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, a variação do padrão de comportamento do consumidor pode ser explicada pelas oportunidades de compras com descontos, levando a uma antecipação dos gastos do Natal. Por fim, o executivo acredita que haverá um aumento nas vendas deste ano, também por conta da maior confiança do consumidor com o evento, que aprimorou o código de ética do Black Friday Legal.
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