Ei, varejista! quer vender mais neste Natal? Confira as dicas da Rakuten
Todo ano as comportas das vendas globais de Natal se abrem em novembro, com a Black Friday, tradicional data norte-americana adotada por vários países e que já acontece no Brasil também. As grandes redes varejistas anunciam a temporada de compras de fim de ano entre o final de novembro e início de dezembro, com vendas de proporções épicas. De acordo com pesquisa da consultoria Delloite, 70% dos consumidores das classes A, B e C farão suas compras pela internet, sendo que 66% deles comprarão via sites de lojas físicas.
A época de Natal é reconhecidamente o período em que grandes marcas fazem grandes propagandas e campanhas de vendas, mas varejistas menores também podem aproveitar ao máximo essa febre festiva do varejo. Abaixo estão algumas dicas práticas para varejistas de todos os tamanhos que buscam lucrar com a corrida de compras do Natal.
1. Originalidade em primeiro lugar
Como consumidor, encontrar um presente original no Natal pode ser muito desafiador, especialmente em um cenário online lotado de grandes marcas que oferecem descontos nos produtos bestsellers. No entanto, o preço não é o único fator a ser considerado; a originalidade pode ser um grande atrativo na hora das compras. Ofereça produtos diferenciados, exclusivos ou personalizáveis. O velho ditado “a intenção é o que conta” ainda é verdade; as pessoas gostam de saber que os seus entes queridos analisaram qual seria o melhor presente para elas.
2. Consumidores querem detalhes
Com um vasto universo de conteúdo online a apenas alguns cliques de distância, é muito fácil os consumidores se distraírem enquanto consideram suas opções de compra aparentemente intermináveis. Consumidores do século XXI gostam de fazer uma escolha informada, então proporcionar um conteúdo rico será fundamental para converter vendas. Os comerciantes devem considerar ferramentas de engajamento, desde vídeos atraentes a demonstrações de produtos, ou imagens interativas que permitem ver como uma peça de roupa cairia como parte de um look.
3.Crie listas de sugestões de presentes
Comerciantes experientes devem olhar para o Natal a partir da perspectiva do consumidor. A maioria das pessoas se depara com uma lista de presentes bem confusa de familiares indecisos a cada ano. O que comprar para seu pai além de um outro par de meias? Como você pode pensar em um presente original para sua esposa, quando você vem dando há anos presentes no Natal, aniversário e demais datas comemorativas? Os comerciantes devem considerar uma abordagem demográfica ou liderada pelo preço e criar coleções de Natal, como “Presentes até R$ 10” ou “Para os sogros”. Dessa forma, eles podem envolver e inspirar os compradores, evitando o trabalho braçal da caça virtual de presentes.
4.Buzz nas redes sociais
Os compradores estarão procurando ativamente por promoções e presentes interessantes em plataformas sociais (e nem sempre em seu tempo livre). Uma pesquisa da Rakuten Brasil divulgada em junho revelou que o volume de tráfego dentro do Rakuten Shopping acontece durante a semana, com horário de pico na navegação entre as 12h e 14h. É evidente que os brasileiros aproveitam o acesso à internet nas empresas, durante o expediente, para consumir online e acessar as redes sociais. Por isso, durante a semana, crie hashtags de ofertas no período que antecede o Natal, ou faça concursos com temas natalinos que ofereçam aos participantes ansiosos a oportunidade de ganhar um pacote de presentes que possa atender a todas as necessidades festivas.
5. Deixe uma impressão duradoura
O Natal é um momento estressante para os consumidores, mas é uma enorme oportunidade para o varejista deixar uma impressão favorável da marca. E isso inclui tudo, desde o básico, como oferecer um bom atendimento ao cliente e entrega rápida, como adicionais que irão destacar um varejista, como embrulho, notas personalizadas ou amostras grátis. Embora todas essas coisas deixem os clientes satisfeitos, os varejistas também querem garantir que eles continuem voltando, então poderiam considerar a possibilidade de oferecer aos clientes atuais ofertas especiais para recompensar a fidelidade deles durante o ano.
6.Aproveite o pico de compras
O estudo da Delloite revelou também que 46% dos consumidores brasileiros devem fazer suas compras na primeira semana de dezembro, período que coincide com o recebimento do 13° salário. Agende suas comunicações de Natal, como email-marketing, por exemplo, para serem disparadas quando os consumidores estão mais propensos a fazer uma compra. Pode ser por meio de ofertas, sugestão de itens que o cliente pode gostar, ou mesmo produtos “edição limitada”, que estarão disponíveis apenas por um período curto de tempo.
Aproveite ao máximo a corrida de compras de Natal, estendendo essas táticas em todos os seus canais e aproveite a boa temporada!
Categoria: Pesquisas