Você aplica Testes A/B em seu E-Commerce?
Hoje muitas empresas vêm aderindo ao A/B Testing ou Teste A/B. Isso para que elas se adequem às exigências de mercado e de seus clientes.
Mas, o que é o teste A/B? O teste A/B é um método usado para comparar duas ou mais versões diferentes de páginas ou de um elemento específico. Também conhecido como teste de divisão, o teste A/B pode identificar qual versão promocional será mais eficaz. Por exemplo, se você for testar a cor de fundo de suas primeiras páginas de destino, você poderia testar o vermelho contra o azul, além de ter a opção de testar o nível da página, ou seja, você pode visualizar a página inteira como uma variável.
Baseado em um guia lançado recentemente pela Hubspot, o “A/B Testing for marketing optimization”, elencaremos 10 dicas de como realizar o teste A/B
Lembre-se, uma simples mudança pode conduzir a grandes resultados. Em prol disto, existem algumas orientações que você deve ter em mente antes de começar os seus testes. Perguntas como: “O que devo começar a testar?” ou “Por quanto tempo deve ser o último teste?” serão corriqueiras. O que precisa saber é qual a melhor forma de medir seus resultados e qual variação será a mais eficaz.
Faça apenas um teste por vez
Ao testar, por exemplo, uma campanha de e-mail marketing que direciona o usuário para uma landing page (página de destino), não aplique o teste A/B em ambos ao mesmo tempo. Os resultados podem ficar confusos, pois torna difícil saber qual das alterações provocaram um aumento de performance. Como regra geral, e especialmente se não tem muita experiência em testes A/B, não faça vários testes ao mesmo tempo.
Teste uma variável de cada vez
Para avaliar um elemento da página, call-to-action (CTA) ou campanha de e-mail, é necessário isolar cada variável em seu teste A/B. Apenas teste um elemento por vez e observe que você pode alcançar um melhor aproveitamento.
Teste também as pequenas mudanças
Embora você imagine que, somente as grandes mudanças possam aumentar a performance de sua página, é importante lembrar que os pequenos detalhes são possíveis e tão importantes quanto os grandes. Lembre-se que ao criar o seu teste, mesmo que seja uma simples mudança, digamos, mudar a cor do seu botão call-to-action, podem ocorrer grandes melhorias. Na verdade, esses tipos de mudanças são geralmente mais fáceis de medir em relação às maiores.
Você pode fazer o teste A/B em toda a página
Enquanto você testa a cor de um botão ou o tom de fundo da página, você deve considerar também que pode tornar uma landing page, call-to-action ou um email como uma variável inteira. Ao invés de testar um único elemento de design, como por exemplo, títulos e imagens, você poderá testar designs de páginas completamente diferentes e comparar uma contra a outra.
Não esqueça de mensurar a parte de baixo do funil
O teste A/B pode ter um impacto positivo em suas taxas de conversão das páginas de destino, mas em relação ao número de vendas?
O teste A/B permite ver quando uma página apresenta bom ou mal desempenho em vendas. À medida que você começar a desenvolver o teste A/B, considere em como isso irá afetar os indicadores, tais como taxas de leads, cliques, o tráfego quanto às taxas de conversão e os pedidos de compra.
Cuide do Controle e do Tratamento
Em todo o experimento, você precisa sempre manter a versão original de seu teste, e ao conduzi-lo, deve configurar sua versão não alterada como o ”controle”. E, a partir daí criar variantes ou “tratamentos”, os quais seriam as páginas, call-to-action ou e-mails que você irá alterar afim de comparar com sua versão original / controle .
Por exemplo: pergunte-se se um depoimento faria alguma diferença em sua página de destino. Em seguida, comece a configurar a sua página de controle sem depoimentos e após crie a sua variação.
Variação A: controle (a versão original)
Variação B: tratamento (sua versão otimizada, a qual você supõe um melhor desempenho).
Decida primeiro o que irá testar
Você não deve limitar-se apenas em testar a cor de fundo ou o tamanho do texto. Há uma série de variáveis as quais podem ser testadas, e saiba reconhecer os vários elementos e recursos do marketing e todas as alternativas possíveis para o design de um layout.
Divida o grupo de amostras aleatoriamente
Para alcançar um resultado conclusivo você deve testar dois ou mais públicos que são iguais. Por exemplo, ao aplicar teste A/B em um e-mail deve-se testar cada uma das variações do e-mail com destinatários que apresentem características o mais semelhantes possíveis. Fatores de segmentação como o origem das listas e ordem alfabética dos nomes na lista, podem causar grandes diferenças em suas taxas de conversão.
Seus resultados não serão conclusivos até que você divida suas listas aleatoriamente e com públicos semelhantes. Assim, pode comparar o desempenho de ambas mantendo todos os aspectos do projeto, inclusive o tempo que levou para obter tais resultados.
Teste ao mesmo tempo
O tempo desempenha um papel muito importante diante de uma campanha de marketing, seja em uma hora do dia, um dia da semana ou mês.
Se você executar o teste A durante um mês e o teste B um mês depois, não saberá se o desempenho é resultado de um modelo diferente ou de um mês distinto.
O teste A/B necessita que você utilize duas ou mais variações ao mesmo tempo, sem testes simultâneos os resultados são distorcidos.
Decida o que será mais importante antes de testar
Antes de iniciar o teste você deve ter em mente quais os resultados serão mais benéficos para você. Isto irá auxiliá-lo futuramente na mensuração de desempenho e na confecção dos modelos a serem testados.
Categoria: Lançamentos
Achei um pouco confusa a matéria e demanda conhecimentos em Marketing e técnicas da área para entender a idéia do teste A/B e como avaliar os resultados. Eu (como praticamente leiga no assunto) esperava algo mais “básico e explicativo”.
Existe um volume de tráfego mínimo no site para avaliar efetivamente um Teste A/B?
Tem alguma forma de aplicar um Teste A/B sem conhecer nada de programação?
Kelly, Gustavo,
há ferramentas bastante fáceis de teste a/b que requerem muito pouco conhecimento técnico.
O Google Website Optimizer é uma das alternativas.
Vejam se esse outro artigo ajuda vocês:
http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/teste-ab/
Abs