Dispositivos móveis irão aumentar o poder do Social Commerce, diz Shop.org

| 30/05/2011 - 10:21 AM | Comentários (0)

Nos primórdios das campanhas publicitárias, a melhor forma que o marketing tinha para atingir as massas era através da televisão aberta. Em seguida, a TV a cabo fragmentou a audiência deste meio de comunicação, e mais recentemente a internet roubou público dos televisores.  Agora os meios de comunicação social se destacam como uma das melhores mídias para atingir amplas faixas de consumidores. Esta nova realidade foi apresentada no estudo “2011 Social Commerce Study” divulgado pela Shop.org, a divisão de varejo online da National Retail Federation, e a comScore Inc. Foram entrevistados 1.700 consumidores dos EUA  via e-mail no mês de abril de 2011.

O relatório concluiu que 77% dos adultos utilizam redes sociais e 54% dos consumidores têm seguido algum varejista via Facebook, Twitter ou blog de empresa. O consumidor médio segue em média 6,3 varejistas online. Segundo o relatório, os consumidores procuram os sites das marcas para obterem descontos (58%), coletar informações sobre os produtos (49%), ler as resenhas dos clientes (34%) e compartilhar informações com outros clientes (30%).

As mídias sociais afirmam-se como importante veículo para que as empresas construam a reputação de suas marcas. 56% dos usuários do Facebook afirmam que acessaram o site de um varejista da web por causa de post, enquanto 67% dos usuários do Twitter dizem que um post incentivou-os a clicar em um site web. Além disso, 35% dos consumidores afirmam ser propensos a fazerem compras via Facebook e 32% dizem que fariam o mesmo através do Twitter.

As vendas móveis também estão a transformando as experiências dos consumidores. “O celular é um condutor de redes sociais, e como o uso de smartphones cresce, os consumidores aumentam a freqüência com que usam a mídia social”, afirma o relatório. Os resultados do estudo confirmam esta idéia. 42% dos usuários do Twitter acessam o site em seu celular pelo menos uma vez por dia, enquanto 34% afirmam o mesmo para o Facebook e 32% o YouTube.

“Em vez de esperar para voltar ao seu computador para assistir vídeos ou interagir via on-line, os americanos estão cada vez mais utilizando o fácil acesso proporcionado pelas vias móveis, postando feeds no Facebook enquanto pegam seus filhos na escola ou twitando sobre sua experiência de compras durante um passeio no shopping “, afirma Fiona Swerdlow, chefe de pesquisa da Shop.org. “A popularidade de dispositivos móveis irá aumentar o poder do Social Commerce o que se apresenta como uma incrível oportunidade para os varejistas.”

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.