Consumidores querem exclusividade no Social Commerce, diz pesquisa
A grande maioria dos usuários de redes sociais do Reino Unido revelou ter adquirido ao menos um bem em sites como Facebook, segundo um novo levantamento feito pela Havas Media Social e Lightspeed Research. A pesquisa, que utilizou uma amostra representativa com 1.007 usuários de internet da Grã-Bretanha, descobriu que 89% dos usuários já compraram algum produto via Facebook.
De acordo com Neil Kleiner, diretor de mídia social do Havas Social Media, um número crescente de marcas do Reino Unido está procurando incorporar lojas virtuais no Facebook e demais redes sociais como parte de suas estratégias de comércio eletrônico, mas a pesquisa constatou que mais trabalho precisa ser feito para que sejam fornecidas experiências de compras realmente “sociais” nestas plataformas.
A exclusividade parece ser um fator determinante para que as pessoas a comprem através de um site de rede social, com 25% dos entrevistados afirmando que iriam comprar um produto via Facebook não disponível em outros pontos de venda, e 11% afirmando que iriam comprar algum produto que somente é oferecido a fãs da marca.
Quase um quinto (17%) afirmou estar disposto a comprar de uma rede social caso seja uma experiência de compra mais fácil que o e-commerce tradicional. 22% afirmaram que estão dispostos a comprar do Facebook caso o produto seja de uma marca que conhecem e confiam.
Os resultados destacam o poder das recomendações online e a influência dos amigos. Mais da metade (53%) dos consumidores afirmam ser mais propensos a procurar informações sobre alguma marca caso seja uma recomendação de algum amigo, e 17% afirmou ser provável a compra de um produto de uma marca recomendada por algum conhecido em que confiem.
Além disso, mais da metade dos entrevistados se mostraram interessados em se reunir com amigos para realizar compras coletivas, especialmente quando isso resulta na obtenção de descontos. Este resultado foi mais popular entre os homens do que as mulheres, sendo verificado respectivamente por 60% e 48% dos entrevistados.
Cerca de 77% dos consumidores gostariam de receber ofertas especiais de marcas que possam ser resgatadas via Facebook. E 70% dos entrevistados afirmaram estar mais propenso a comprar produtos do Facebook que foram direcionados a eles por conta de seu comportamento anterior de compras.
Mais da metade (55%) afirmou ter o hábito de checar lojas virtuais através de sites como o Facebook ou FourSquare para obter ofertas especiais.
65% dos entrevistados afirmou que só iriam gastar entre £ 1 e £ 50 a cada compra em um site de relacionamentos como o Facebook.
38% afirmou acreditar que não realizará nenhuma compra on-line durante o próximo ano através de uma rede social, com 51% afirmando ainda que suas compras realizadas em redes sociais representaram menos de 10% dos gastos online.
Metade dos entrevistados afirmou utilizar o botão “like” para marcas no Facebook, e receber incentivos é o principal motivo: 30% o fazem para receber ofertas especiais e 28% fazendo para comparar preços.
Categoria: Pesquisas