Empresas devem aumentar investimentos em Mídia Social

| 04/05/2011 - 02:09 AM | Comentários (2)

Cerca de 72% das empresas do varejo planejam aumentar seus invetimentos em marketing nas redes sociais este ano, de acordo com um levantamento realizado pela Forrester Research, em parceria com a Shop.org. O search engine marketing (SEM) e o search engine optimization (SEO), superaram as expectativas, com 75% das empresas planejando aumentar seus orçamentos.

Os resultados foram apresentados no estudo “State of Retailing Online” – um estudo estatístico sobre varejo online. A primeira parte do relatório (divido em duas partes) que foi divulgada ontem se baseia num levantamento realizado em março de 2011, tendo como foco principal as redes sociais e o comércio em aparelhos móveis. A segunda parte do relatório abordará outros aspectos do varejo virtual e será lançado no segundo semestre deste ano.

A pesquisa, realizada em março, apresenta um questionário com 68 varejistas, incluindo empresas que trabalham somente com o e-commerce, varejistas multicanal e fabricantes que possuem uma canal de vendas on-line. Os entrevistados relataram um aumento médio de 40% nas vendas pelo comércio eletrônico no ano de 2010 em relação a 2009.

Apesar da previsão de aumento dos investimentos, as redes sociais representam apenas uma pequena parcela do orçamento destinado ao marketing, correspondendo a 2% do total gasto, com apenas 29% dos entrevistados afirmando que o marketing em redes sociais tem ajudado a expandir seus negócios.

Ainda assim, 18% dos inquiridos acreditam que as redes sociais estão entre os principais canais para conquistar novos clientes. Já o marketing voltado para as ferramentas de busca (SEM) ficou em primeiro na lista com 90%, seguido por programas de afiliados, 49% e search engine optimization (SEO), com 44%.

Quando perguntados especificamente sobre os benefícios do marketing em redes sociais, 82% dos entrevistados dizem que estão buscando estratégias neste tipo de ambiente porque “este é um grande momento para experimentar e aprender mais sobre os resultados que ele pode trazer”. No entanto, 62% afirmam que os benefícios do marketing em redes sociais não são claros, e 61% dizem que o principal benefício deste tipo de marketing é “ouvir e compreender melhor nossos clientes”.

Quando perguntados em relação aos benefícios do comércio através do Facebook, a construção de marca é citada por 40% dos entrevistados; ouvir os clientes, 37%; conquistar novos seguidores, 16%; construir um valor vitalício nos clientes existentes, 6%, e a conquista de novos clientes, 1%.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Denise disse:

    Bem interessante esta materia. Este estudo da Forrester foi realizado no Brasil ou nos Estados Unidos?

  2. Maria Fernanda Lacerda Pereira disse:

    Gostaria de dados como este sobre o Brasil.
    A Forrester tem feito um trabalho incrível.
    Abraços

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.