Empresas devem aumentar investimentos em Mídia Social
Cerca de 72% das empresas do varejo planejam aumentar seus invetimentos em marketing nas redes sociais este ano, de acordo com um levantamento realizado pela Forrester Research, em parceria com a Shop.org. O search engine marketing (SEM) e o search engine optimization (SEO), superaram as expectativas, com 75% das empresas planejando aumentar seus orçamentos.
Os resultados foram apresentados no estudo “State of Retailing Online” – um estudo estatístico sobre varejo online. A primeira parte do relatório (divido em duas partes) que foi divulgada ontem se baseia num levantamento realizado em março de 2011, tendo como foco principal as redes sociais e o comércio em aparelhos móveis. A segunda parte do relatório abordará outros aspectos do varejo virtual e será lançado no segundo semestre deste ano.
A pesquisa, realizada em março, apresenta um questionário com 68 varejistas, incluindo empresas que trabalham somente com o e-commerce, varejistas multicanal e fabricantes que possuem uma canal de vendas on-line. Os entrevistados relataram um aumento médio de 40% nas vendas pelo comércio eletrônico no ano de 2010 em relação a 2009.
Apesar da previsão de aumento dos investimentos, as redes sociais representam apenas uma pequena parcela do orçamento destinado ao marketing, correspondendo a 2% do total gasto, com apenas 29% dos entrevistados afirmando que o marketing em redes sociais tem ajudado a expandir seus negócios.
Ainda assim, 18% dos inquiridos acreditam que as redes sociais estão entre os principais canais para conquistar novos clientes. Já o marketing voltado para as ferramentas de busca (SEM) ficou em primeiro na lista com 90%, seguido por programas de afiliados, 49% e search engine optimization (SEO), com 44%.
Quando perguntados especificamente sobre os benefícios do marketing em redes sociais, 82% dos entrevistados dizem que estão buscando estratégias neste tipo de ambiente porque “este é um grande momento para experimentar e aprender mais sobre os resultados que ele pode trazer”. No entanto, 62% afirmam que os benefícios do marketing em redes sociais não são claros, e 61% dizem que o principal benefício deste tipo de marketing é “ouvir e compreender melhor nossos clientes”.
Quando perguntados em relação aos benefícios do comércio através do Facebook, a construção de marca é citada por 40% dos entrevistados; ouvir os clientes, 37%; conquistar novos seguidores, 16%; construir um valor vitalício nos clientes existentes, 6%, e a conquista de novos clientes, 1%.
Categoria: Pesquisas
Bem interessante esta materia. Este estudo da Forrester foi realizado no Brasil ou nos Estados Unidos?
Gostaria de dados como este sobre o Brasil.
A Forrester tem feito um trabalho incrível.
Abraços