No social commerce os consumidores preferem comprar em redes sociais, diz IBM
O tráfego de consumidores direcionado para vendas de varejo dentro de redes sociais tornou-se maior que o tráfego para sites de varejistas a partir de redes sociais, indicando que no social commerce é mais fácil de converter a navegação dos consumidores em vendas na própria rede social, de acordo com o estudo da IBM Coremetrics “Online Retail Holiday Readiness Report”. Em abril de 2011, menos de 1,25% das vendas totais foram realizadas por visitantes originários de uma rede social, enquanto 1,75% das vendas do varejo online são realizadas em redes sociais.
Enquanto que o tráfego em sites de varejo por usuários direcionados a partir de redes sociais tem tido um aumento constante desde dezembro de 2010, as vendas em redes sociais passaram de menos de 1% em dezembro para pouco mais de 1,25% em janeiro. Em fevereiro, caíram novamente para perto de 1%, e agora experimentam desde março um crescimento mais vigoroso.
Durante o período de realização do relatório IBM Coremetrics, que cobriu os seis meses que vão de outubro de 2010 a abril de 2011, o percentual referente as vendas do varejo com o mobile commerce quase dobrou em relação as vendas totais, subindo de 3,4% para 6,5%. O tráfego em sites de varejo a partir de dispositivos móveis aumentou quase 60% neste período, passando de 5% para quase 8%.
Visitantes sociais tem probabilidade quase duas vezes maior que os internautas em geral de a procura se converter em venda, com uma taxa de 10,7% comparada com 5,2%. A análise da IBM Cormetrics indica que muitos destes visitantes sociais são suscetíveis a receber ofertas, porém apresentam uma taxa de rejeição de 62,8% e seu tempo médio nos sites é baixo, ficando em cerca de 3 min e 26 seg.
Os usuários de dispositivos móveis também são menos engajados que os internautas em geral, visitando menos páginas, com menor tempo, menor taxa de conversão e maiores taxas de rejeição. A IBM afirma que, embora isto não seja surpreendente, ressalta a necessidade dos varejistas em monitorar e otimizar seus serviços para dispositivos móveis.
Redes sociais populares como Facebook e Twitter oferecem aos varejistas uma boa possibilidade de monetizar a sua presença nelas, de acordo com uma pesquisa realizada pelas empresas Shop.org, comScore e Social Shopping Labs. Resultados do estudo “2011 Social Shopping Survey” indicam que 67% dos usuários do Twitter afirmam que algum post os estimulou a clicar em um anúncio, e 56% dos usuários do Facebook disseram o mesmo.
Categoria: Pesquisas