E-Commerce deve movimentar R$ 625 milhões no Dia dos Pais
O comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 625 milhões nas duas semanas que antecedem o Dia dos Pais, prevê a empresa de consultoria e-bit. O montante é 20% superior ao registrado em igual período de 2010, quando o setor movimentou R$ 520 milhões.
Entre os produtos populares, eletrônicos de grande e pequeno porte (televisores, MP3 players, aparelhos de som e DVD, câmeras digitais, entre outros.) novamente devem figurar como os mais vendidos, estima a consultoria. Já o tíquete médio deve ficar abaixo do obtido em 2010 (R$ 330 contra R$ 370), sendo influenciado pelo aquecimento das vendas no período próximo à copa do mundo realizada no ano passado.
Outras datas importantes também mantiveram o mesmo patamar de crescimento em 2011. No dia das mães, considerada a segunda data mais significativa em termos de receitas, o e-commerce movimentou 760 milhões de reais, crescimento de 22% em relação ao 625 milhões de reais obtidos pelo setor em 2010. Já no Dia dos Namorados foi gerado um total de 680 milhões de reais, crescimento de 15% em comparação de base anual.
No geral, a expectativa é que o e-commerce brasileiro movimente R$ 20 bilhões até o final de 2011, representando um aumento de 30% em relação ao ano de 2010
Para Alexandre Umberti, Diretor de Marketing e Produtos da e-bit, as redes sociais estão contribuindo significativamente para que o e-consumidor se sinta seguro em comprar virtualmente, o que acaba beneficiando as vendas de itens que até pouco tempo tinham pouca relevância no comércio virtual, como roupas, por exemplo.
“O comércio eletrônico está aprendendo a vender roupas para seus consumidores que, além de terem acesso a opinião de outros consumidores através das redes sociais, estão cada vez mais seguros com o setor. Com os eventos esportivos da década sediados no Brasil, esse segmento deve ganhar ainda mais força com as vendas de artigos do gênero, como camisetas de times e acessórios”.
Outra pesquisa elaborada pela OH! Panel revelou que os tablets (36,8%) smartphones (13,2%) e netbooks (7,4%) são os itens favoritos pelos pais brasileiros para serem presenteados no ano de 2011. Estes artigos tecnológicos agrupam a preferência de aproximadamente 6 em cada 10 pais ouvidos pelo levantamento.
Categoria: Pesquisas