G5 europeu deve movimentar US$ 345 bilhões no E-Commerce em 2015
O Reino Unido lidera há bastante tempo o e-commerce na Europa Ocidental, correspondendo a cerca da metade das vendas anuais entre as cinco maiores economias do continente. Mas França, Alemanha Itália e Espanha – as outras quatro maiores potencias da região – cada vez mais se tornam mercados importantes para o comércio eletrônico.
Estimativas da eMarketer indicam que em 2013 as vendas combinadas destas quarto nações irão atingir o montante de US$ 121,5 bilhões e ultrapassar o total de vendas do Reino Unido pela primeira vez na história. Para 2015, foi estimado que as vendas totais do e-commerce nas cinco maiores economias do velho continente chegarão a US$ 345 bilhões, e 58,2% deste total serão obtidos fora da Grã-Bretanha.
“O comércio digital é um grande sucesso na Europa para qualquer padrão”, afirmou Karin Von Abrams, analista sênior da e-Marketer e autora deste novo estudo sobre as cinco principais potencias européias, intitulado de “B2C e-commerce na Europa ocidental”. “O número de compradores online nestes quatro países europeus está crescendo de forma constante na medida em que aumenta a confiança dos consumidores neste tipo de transação, e os vendedores oferecem uma gama cada vez maior de bens e serviços via web”, prosseguiu Karin.
Mesmo assim, o número de compradores online nos cinco principais mercados da Europa varia bastante. No Reinou Unido e na Alemanha, cerca de três quartos dos consumidores online realizaram uma compra via web no último ano, percentual maior que a taxa de 72,6% obtida nos EUA em 2011, com a França ficando um pouco abaixo deste número.
Mas na Espanha e Itália, o percentual de compradores online ainda são muito baixos e crescem lentamente. Um dos motivos é que nestes países não há uma tradição forte na oferta de catálogos de vendas de produtos domésticos, ao contrário de Alemanha e França, por exemplo. Como resultado, diversos consumidores italianos e espanhóis não se familiarizam em avaliar bens baseados em fotos, ou por fazer compras e pagar dias antes de receberem.
“O e-commerce está crescendo em toda região, mas cada país apresenta um padrão único de hábitos e costumes relacionados ao comércio eletrônico”, afirmou Karin. “Por exemplo, proprietários de dispositivos móveis franceses foram mais propensos em 2011 a utilizarem seus aparelhos enquanto compravam em lojas físicas do que quaisquer outros consumidores das cinco maiores potências européias. No entanto, os franceses são menos propensos a finalizar uma compra via celular do que os consumidores destes países. Similarmente, se vende muita pouca comida via internet na Itália e Espanha, ao contrário do que ocorre na Alemanha e Reino Unido.
“Embora os níveis de vendas online vão crescer em todas as maiores economias do velho continente, persistirão significativas diferenças nos mercados de cada localidade” finalizou Karin.
Categoria: Pesquisas