Benefícios do monitoramento de redes sociais para sua empresa

| 23/06/2015 - 16:27 PM | Comentários (1)

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As empresas estão constantemente buscando novas estratégias para chegar até seus clientes, cada vez mais bem informados, de forma mais efetiva e duradoura, contudo, o cenário que se apresenta é cada dia mais complexo.

Compreender este cenário e tirar partido dele para construir relações mais eficazes com o público é a maneira certa de se posicionar na rede e criar mais e melhores oportunidades de negócios. Por esse motivo, o monitoramento de redes sociais vem sendo utilizado com afinco por profissionais de marketing digital e gerando resultados surpreendentes. Entenda quais podem ser os resultados e benefícios para sua empresa.

Monitoramento de redes sociais: muito mais do que dados sócio demográficos

O marketing tradicional sempre se utilizou de uma segmentação baseada em dados sócio demográficos, que indicam faixa etária, profissão, renda mensal, entre outros dados. Contudo, em tempos de redes sociais e uma participação cada vez mais ativa das pessoas na internet, essas características não bastam para determinar o comportamento do consumidor, suas preferências e hábitos de consumo.

É aí que entra o monitoramento de redes sociais, que visa acompanhar tudo o que os usuários curtem, compartilham e comentam nessas plataformas e transformar esse conhecimento em diferenciais para a sua empresa. Saiba o que você pode ganhar com isso logo abaixo:

Descobrir novos insights e melhorar as vendas

Os insights obtidos nas redes sociais são excelentes insumos para que a sua empresa aprimore as estratégias de marketing e vendas e possa dialogar com os clientes de uma maneira menos formal, mais humana e dedicada a atender as reais necessidades dessas pessoas.

Aprender quem é de fato o seu cliente

Ao monitorar as principais redes sociais do mercado, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+, sua empresa aprende quem é o público que está em cada uma das plataformas, quais suas características em comum, o que gostam, o que compartilham, quais são suas percepções e opiniões.

Falar a linguagem do seu público

Além de ir mais fundo no perfil do seu público-alvo, com o monitoramento de redes sociais você passa a compreender a linguagem do seu público, adequando a sua própria linguagem para atrair mais pessoas para a sua empresa.

Persuadir sem invadir

Através do monitoramento de redes sociais você encontra também maneiras menos invasivas de persuadir o internauta a visitar seu site ou blog, identificando quais são suas principais dúvidas e criando conteúdo relevante e direcionado para ele.

Reduzir custos e focar em qualidade

Você pode, ainda, reduzir custos na medida em que identifica os melhores canais de relacionamento com o cliente, investindo mais tempo e recursos neles e determinando a combinação perfeita entre canais e mensagens para gerar mais vendas.

Identificar crises com antecedência

Hoje em dia as redes sociais viraram lugar de desabafo para frustrações e experiências malsucedidas com produtos e serviços, o que pode culminar em crises de imagem sérias para a empresa caso esta não saiba tratar o acontecimento da maneira adequada. Monitorando as redes sociais, sua empresa encontra tudo o que está sendo falado a seu respeito e pode agir proativamente na resolução de qualquer conflito antes que este se amplie.

E a sua empresa, já faz monitoramento de redes sociais? Você também percebeu algum outro benefício não citado aqui? Escreva através dos comentários!

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Categoria: Cases

Sobre Sandra Turchi: Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-SP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo na Babson de Boston. Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços, onde foi Diretora de Marketing. Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine. É palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Coordenadora dos cursos “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008. Professora do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da FGV. Idealizadora do “Digital Strategies Summit”. É articulista de diversos veículos de comunicação, autora do blog www.sandraturchi.com.br e autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

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  1. Saulo Amadio disse:

    Ola Sandra,
    Muito obrigado por este artigo.
    Espaço antes voltado somente para relacionamento pessoal e diversão, hoje é uma ferramenta indispensável a sobrevivência das empresas que querem se manter no mercado.
    Mas ainda muitos empresários estão administrando no modelo do passado e se recusam a olhar para o futuro.
    Abraços…

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