E-Mails de remarketing ajudam a recuperar carrinhos abandonados
Abandonar o carrinho de compras em sites de e-commerce tornou-se um tanto corriqueiro nos dias de hoje. Em compensação, com a forte concorrência e a economia desacelerada muitos comerciantes acharam uma forma de não “perderem” estes clientes.
Segundo pesquisa do The E-tailing Group, realizada com grupo de 100 empresas (EG 100), demonstrou que o uso do e-mail como remarketing vem ganhando popularidade entre as empresas, com 20% dos comerciantes analisados enviando e-mails de remarketing no quarto trimestre de 2011, aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Mas, para esse trabalho do pós-contato com o “quase cliente”, existem alguns elementos que ajudam na performance. Por exemplo, os e-mails devem ser enviados com um intervalo de tempo útil após o abandono da compra entre seis e 15 dias; além do apelo visual, o qual é essencial de acordo com a pesquisa, com 95% dos e-mails do gênero possuindo formato HTML com imagens, superior aos 86% verificados no ano passado.
A seguir, algumas táticas utilizadas por empresas que implementaram e-mails de remarketing:
HSN
- Envio do e-mail 5 dias após o abandono;
- E-mail personalizado;
- Em negrito o botão do carrinho de compras para o cliente acessá-lo desde já;
- Ações como: “Nosso estoque se esgota rapidamente. Faça logo seu pedido enquanto durarem os estoques”.
Overstock.com
- Envio do e-mail 2 dias após o abandono;
- E-mail personalizado salientando o nome do cliente: “Marcos, você deixou algo em seu carrinho”;
- Incentivo de $ 2,95 dólares para serem abatidos no valor do frete.
Office Depot
- Envio do e-mail 15 dias após o abandono;
- E-mail personalizado com imagem de um comprador indeciso juntamente com bolhas retratando imagens do produto;
- Botão que destaca o carrinho de compras;
Clinique
- Envio do e-mail 2 dias após o abandono;
- Mensagem como: “Entre em contato conosco a qualquer momento. Temos todas as respostas que você precisa”.
Famous Footwear’s
- Envio do e-mail 8 dias após o abandono;
- Foto do item abandonado juntamente com uma descrição sobre o produto.
-Mensagens como: “Não espere para encomendar seus sapatos na famousfootwear.com” e “Depressa, seus novos estilos estão esperando por você”.
Abaixo algumas táticas de como proceder com o e-mail remarketing:
- Defina uma estratégia para recuperar itens no seu carrinho;
- Analise e escolha uma tecnologia que permita enviar e-mails de remarketing;
- Certifique-se que os itens estejam disponíveis em estoque na página do produto e no carrinho de compras;
- Informe os clientes quando e como o carrinho será apagado;
- Utilize e-mails em HTML com fotos para melhorar esteticamente a mensagem;
- Inclua táticas de merchandising para promover o relacionamento com o cliente e estimular a compra após o item ser abandonado;
- Use incentivos promocionais para aumentar a propensão de venda;
- Permita que o consumidor mova o item para a lista de desejos como uma alterativa à perda da venda;
- Se o abandono foi devido a produtos indisponíveis em estoque, implemente um recurso que avise o consumidor quando o item novamente estiver disponível.
Categoria: Pesquisas
Complementando, li alguns estudos que apontam a importância de enviar um email EM ATÉ 3 HORAS APÓS O ABANDONO DO CARRINHO para aproveitar enquanto o cliente está “aquecido”.
Conforme boas práticas dos grandes ecommerces americanos, é importante também que sejam ENVIADOS AO MENOS MAIS 2 EMAILS, EM em 24HRS E EM 72 HRS, e que estes emails contenham DESCONTOS PROGRESSIVOS como forma de apelo.
O remarketing por email é sem dúvida uma poderosa ferramenta de recuperação de carrinhos abandonados.
Ainda mais importante é prevenir a ocorrência de carrinhos abandonados. E o remarketing por telefone é uma forma de qualitativamente entender porque o cliente abandonou o carrinho.
No blog do iPAGARE escrevo dicas para evitar carrinhos abandonados e recomendo a leitura deste artigo:
Os 3 arqui-inimigos dos carrinhos abandonados
http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/principios-carrinhos-abandonados/
Abraços