Cresce o número de empresas que enviam e-mails após o abandono de carrinhos
Os varejistas da internet parecem estar reconhecendo o potencial do e-mail como estratégia para os abandonos de carrinhos. De acordo com um estudo da Listrak, que analisou os 1.000 maiores varejistas do ranking do Internet Retailer, em 2012 houve um acréscimo de 30% no número de empresas que enviaram e-mails após o abandono.
O estudo identificou ainda que essas mensagens estão sendo enviadas em um menor período de tempo. Dentre os varejistas que enviaram ao menos um e-mail “pós-abandono”, o percentual dos que declararam enviar as mensagens em até 24 horas subiu 14,8% para os 500 primeiros do ranking, e 5,9% para a segunda metade – uma alta de 75,3%, em comparação com 2011.
As companhias que afirmam enviar dois ou mais e-mails representam 37,6% do total, enquanto o percentual das que garantiram enviar o segundo e-mail em até 48 horas, após o primeiro, foi de 66,5% para os primeiros colocados e de 77,2% para os 500 restantes do ranking. Esse resultado também apresentou crescimento quando comparado a 2011, de 8% e 43,2%, respectivamente.
Outra pesquisa, desta vez realizada em dezembro de 2011 pela SeeWhy, ilustrou o impacto que os e-mails de remarketing têm sobre os consumidores. Utilizando como referência compras realizadas em sites de e-commerce, o estudo descobriu que após receberem e-mails de remarketing, aqueles que haviam anteriormente desistido de suas compras acabaram por gastar, em média, 55% a mais do que aqueles que não abandonaram seus carrinhos. No entanto, o valor médio da encomenda varia conforme o período e método do envio: quando os e-mails de remarketing são enviados automaticamente e imediatamente após a desistência, é gerada uma receita 105% maior do que quando enviados 24 horas depois. Além disso, e-mails enviados automaticamente, logo após o abandono, recuperam em média 30% a mais de carrinhos e geram pedidos com tíquete médio 66% superior.
Ainda de acordo com o estudo da Listrak, houve queda no número de comerciantes que ofertam promoções / descontos em seus e-mails de remarketing, o que segundo os pesquisadores pode ser atribuído à percepção por parte das empresas de que às vezes um simples lembrete pode ser o suficiente para motivar os clientes. De modo geral, o percentual de e-mails que contém ofertas é de 38,2% quando se trata da primeira mensagem enviada e de 57,7% quando se analisa a segunda e a terceira mensagem. Estes números representam aumentos de 17%, 5,4% e 7,6%, respectivamente.
Categoria: Pesquisas