Filhos gastam mais com presentes para as mães do que para os pais
O gasto do consumidor com o Dia das Mães é três vezes maior do que com o Dia dos Pais, de acordo com um infográfico global de tendências de compras divulgado hoje pela Rakuten, terceira maior varejista online do mundo e proprietária da Rakuten no Brasil.
Enquanto as datas oficiais para Dia das Mães e dos Pais ao redor do mundo podem variar, um fator permanece constante: os compradores gastam em média 75% mais com suas mães do que com seus pais. Na verdade, no Brasil e nos EUA, o Dia das Mães é a segunda maior data do ano em relação a compras, atrás somente do Natal. Na batalha global entre pais e mães, outros fatos merecem destaque:
- 40% das mães brasileiras gostariam de ganhar um tablet
- 46% da população do Reino Unido envia uma mensagem no Facebook ou celular em vez de um cartão comemorativo
- 73% dos filhos austríacos irão fazer um presente para suas mães, enquanto que somente 50% das filhas farão o mesmo
- 7 milhões de cartões comemorativos são enviados por ano no Dia dos Pais, no Reino Unido, enquanto que no Dia das Mães o número chega a 30 milhões
- França é um dos poucos países onde o valor gasto com presentes para o Dia dos Pais é o mesmo que o do Dia das Mães
- No Japão, é tradição dar um cravo vermelho para a mãe
Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil comentou sobre os insights para o mercado brasileiro: “O Dia das Mães e dos Pais são eventos sazonais significativos para o calendário de compras, seja vendendo online ou em lojas físicas. No entanto, com as vendas online aumentando ano a ano, os varejistas precisam se preparar para lucrar com essas grandes comemorações, e isso inclui ações que vão desde inspirar o consumidor com idéias de presentes em e-mail marketing e seções de presentes dedicadas à data no site, a até mesmo garantir a entrega no dia seguinte para compras de última hora”.
Categoria: Pesquisas
Os nichos de datas e ocasiões para compras serão cada vez mais tendência no mercado on-line. Quem não se adequar, vai ficar para trás.