Garanta um Natal mágico para os resultados do seu E-commerce
Os varejistas virtuais esperam movimentar mais de R$4bi no Natal desse ano, segundo levantamento do e-bit. Os números chamam atenção, mas não surpreendem. O crescimento de mais de 20% é estimulado por uma época mágica: todos querem dar e receber presentes e, ainda por cima, estão com mais dinheiro nos bolsos.
Com o crescimento da disposição das pessoas em consumir, a disputa pelo mercado tende a acirrar-se, é hora de ampliar o seu esforço em marketing. E para ajudar seu e-commerce a aproveitar uma das temporadas mais rentáveis do ano, preparei 3 dicas que farão toda a diferença. Confira:
1. Crie uma estratégia
Mas como criar uma boa campanha de Natal? Em primeiro lugar, não deixe assustar-se pela expressão, apesar de nos referirmos usualmente a uma campanha quando ela compreende diversas ações, isto não está atrelado a um budget astronômico. Pelo contrário, uma campanha bem planejada atinge muitos, converte com relevância e custa pouco.
Então, comece por aí, planeje com cuidado: escolha canais mais apropriados para atingir o seus clientes em potencial, prepare o estoque, estabeleça plano logístico adequado à demanda, crie promoções e diferenciais na entrega dos protudos etc. Tudo deve estar bem alinhado antes de você colocar a campanha no ar.
2. “Empacote” sua loja para o Natal
O Natal é um período em que todos identificam pelas decorações natalinas. Os consumidores esperam por isso, eles identificam-se com isso. Abuse da linguagem festiva para comunicar-se com os usuários de sua loja. Unifique a linguagem visual de todas as mídias em que você está presente.
Além disso, há algumas coisas que podem servir de diferencial em relação a crescente concorrência no mercado de e-commerce:
– Direcione o tráfego por meio de banners e publicidade paga para um hotsite especial, que pode funcionar como um guia de presentes
– Adapte a comunicação visual de sua loja para temas natalinos
– Deixe claro que as encomendas chegarão aos consumidores antes da véspera de Natal (ninguém gostaria de receber um presente com atraso, não é?)
– Embale as encomendas para presente e, além disso, pense na possibilidade de anexar cartões de Natal customizados
– Distribua cupons de descontos
3. Entregue mais, a magia do Natal
Além de tudo isso, você já sabe: é mais barato garantir a recorrência de um consumidor do que conquistar um novo.
Por isso, sugiro que neste Natal você entregue mais do que aquilo que ele encomendou. Compartilhe a magia natalina, fazendo com que ele sinta-se especial: um pequeno brinde como reconhecimento pela confiança que ele depositou na sua loja, além de tudo, o incentivará a voltar a comprar.
Categoria: Cases