Roupas lideram a intenção de compras neste Natal, aponta pesquisa do Meseems
Uma pesquisa com 2.882 pessoas de todas as regiões do País, na semana que antecede o Natal, aponta a intenção de compras dos brasileiros para a data comemorativa.Entre os presentes mais populares, as roupas lideram com 60% da intenção de compra dos respondentes, seguidos de cosméticos e perfumes (34%), brinquedos (33%) e acessórios – carteiras, cintos e bolsas – (32%). Eletrônicos em geral aparecem em 19% das menções.
Realizado pelo MeSeems, empresa de pesquisas web-mobile, o levantamento identificou que 80% dos respondentes pretendem presentear alguém na ocasião. Os pais lideram a lista com 61% da intenção, seguidos de namorado(a) (39%), marido/esposa (32%), irmãos (30%) e filhos (26%). Cerca de 29% responderam que irão presentar a si próprio.
Para os que não pretendem dar presentes de Natal (20%), a justificativa para 51% é a falta de dinheiro, 32% disseram estar economizando, enquanto que 18% não comemoram a data e 13% não gostam de dar presentes.
Segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores (75%) devem fazer suas compras em shopping centers, seguido de comércio eletrônico, com 47%, e lojas de rua, com 42%. Aproximadamente 8% irão procurar seus produtos em camelôs.
Em relação ao quanto pretendem gastar, 34% disseram entre R$ 101 e R$ 300, 21% estimam até R$ 100 e 20% entre R$ 301 e R$ 500. Cerca de 11% pretendem desembolsar mais que R$ 900.
Quanto às formas de pagamento, numa questão de múltipla escolha, a grande maioria dos consumidores (71%) pagará suas compras à vista. Em seguida aparece o cartão de crédito, com 54%. Somente 2% dos entrevistados utilizará cheques, boletos ou outra forma para pagar suas compras.
Do total dos entrevistados, 85% têm entre 18 anos e 40 anos de idade e, do total de respondentes, 56% são homens e 44% mulheres.
Categoria: Pesquisas