Elo7 divulga perfil do e-consumidor brasileiro de produtos artesanais
O Elo7, marketplace de produtos criativos e autorais, acaba de divulgar um levantamento inédito sobre o perfil do consumidor brasileiro de produtos artesanais. A pesquisa, criada com base de milhões de pessoas que já compraram pelo Elo7 desde 2008, indica o constante crescimento na procura por produtos criativos e autorais e a tendência cada vez mais presente nos lares brasileiros de artigos personalizados ou feitos sob medida.
Com um crescimento de 104% em vendas no primeiro semestre de 2015, se comparado ao mesmo período do ano anterior, uma das primeiras constatações da pesquisa foi que, principalmente em ano de crise, o consumo de produtos nacionais e criativos aumenta. Com a alta do dólar e redução das viagens ao exterior, o consumidor brasileiro passou a valorizar o mercado interno e buscar por produtos personalizados e customizados produzidos no Brasil. Itens como artigos para festas infantis e casamentos seguem como umas das principais categorias do site que oferece inúmeras opções para que o brasileiro possa comprar em seu próprio país.
“Ao realizarmos esse levantamento, conseguimos enxergar bem melhor o perfil do nosso consumidor e, consequentemente, ter mais informações para investir na plataforma e nos tipos de lojas que oferecemos pelo Elo7. Além disso, para nós ficou claro que mesmo 2015 sendo um ano de instabilidade econômica, os compradores de produtos autorais continuaram consumindo, o que transformou um possível ano de crise em um ano de oportunidades para toda a cadeia”, explica o CEO do Elo7, Carlos Curioni.
Entre os milhões de consumidores, o Elo7 registra que 97% do público é feminino, com idade média de 37 anos para mulheres e 40 para homens. Hoje, o estado que mais tem compradores é São Paulo, com 38%, seguido pelo Rio de Janeiro (18%), Minas Gerais (9%), Rio Grande do Sul e Paraná (ambos com 5%). Já entre as cidades, dos cinco municípios que mais compram produtos criativos e autorais, 3 delas estão no sudeste do país. A cidade de São Paulo lidera o ranking, com 14,9%, seguida pelo Rio de Janeiro (10.5%), Belo Horizonte (2.5%), Brasília (2.3%) e Salvador (1.6%).
Com mais de 2,5 milhões de produtos disponíveis na plataforma, o perfil também revelou que os tipos de produtos mais comprados pelo marketplace são das categorias de bebês, casamento, festas, decoração e moda.
Categoria: Pesquisas